Adolescente vítima de acidente em Mirangaba é transferida; familiar critica a UPA de Jacobina


A adolescente Denise Amélia do Nascimento Telles, 15 anos, que ficou gravemente ferida em um acidente ocorrido no início da noite deste domingo (10/4), após o veículo que levava um time de futebol feminino capotar na região do distrito de Taquarendi, no município de Mirangaba, foi transferida da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Jacobina, para o Hospital Regional de Irecê.

A ambulância com a jovem deixou a UPA de Jacobina por volta das 18h15, após um dia de muita angústia e espera por parte dos familiares. Mais cedo, uma pessoa da família, que preferiu não se identificar, entrou em contato com o Jacobina Notícias e reclamou da demora em resolver a transferência da paciente. A regulação teria saído desde o começo da manhã, mas a espera por uma ambulância equipa do UTI durou o dia inteiro, conforme relatou um parente.

"A menina que se envolveu no acidente em Mirangaba ainda continua na UPA em estado gravíssimo e ninguém se meche, já tomou 4 bolsas de sangue e tá jogando sangue pela boca e eles não dão uma solução pra ser transferida. Saiu a regulação pra Irecê, mas não tem a UTI móvel pra levar (...) Vão deixar a menina morrer a míngua (sic)", disse, pedindo para ir "com a reportagem lá [na UPA]".

O repórter Paulo Mateus, do Jacobina Notícias, esteve à tarde na unidade para buscar mais detalhes sobre o estado de saúde da adolescente, quando ela seria transferida ou conseguir um boletim médico sobre a condição da paciente. No entanto, nenhuma informação foi transmitida.

Diferentemente do tratamento dispensado à imprensa pela equipe do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), sempre com profissionalismo, na UPA a reportagem encontrou muitas dificuldades. Todavia, depois que Denise deixou a UPA com destino a Irecê, pessoas da família buscaram a reportagem para detalhar as dificuldades enfrentadas.

Um familiar contou que as principais intervenções para resolver a questão da transferência da garota, inclusive em relação a disponibilização de uma ambulância adequada, foram feitas pelo prefeito de Mirangaba, Dirceu Ribeiro.

"O prefeito de Mirangaba que ajudou muito, desde ontem ele vem correndo atrás para conseguir atendimento pra ela, e depois que a regulação saiu, como não conseguimos ambulância desde cedo, ele também ficou ajudando mesmo de lá, até conseguir", disse enquanto saía da UPA.

O acidente

A tragédia aconteceu após uma partida de futebol feminino no distrito de Taquarendi. Depois do jogo, uma equipe retornava para o povoado de Canabrava, no interior de Mirangaba, quando o veículo que elas estavam capotou e algumas das meninas foram arremessadas na via.

A adolescente Bárbara Ilana, 16 anos, morreu no local e outras duas jovens que se feriram foram socorridas para Jacobina, incluindo Denise, de 15 anos.

As circunstâncias do acidente ainda são apuradas. Um parente disse que o motorista que conduzia o veículo se apresentou nesta segunda-feira (11/4) à polícia, para prestar depoimento.

Fonte: Jacobina Notícias / Fotos: Paulo Mateus

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA