Prefeitura de Jacobina assina contrato de mais de R$ 2,5 milhões com Agricultores Familiares


Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria da Educação e Cultura, assinou o contrato anual de fornecimento de alimentos para a merenda escolar com produtores que compõem a agricultura familiar do município.

O contrato entre PMJ e os agricultores é da ordem de mais de R$ 2,5 milhões. No total, 71 agricultores e cinco associações estão sendo contemplados. Dentre os produtos que serão adquiridos estão: banana, laranja, batata doce, abacaxi, melancia, dentre outros, de excelente qualidade.

Para o prefeito Tiago Dias a ação oportuniza o fortalecimento da agricultura familiar e, consequentemente, da economia local. “Sei das dificuldades enfrentadas por quem vive do campo: Estamos trabalhando e empenhados para colocarmos mais produtos da agricultura familiar na merenda escolar. Ações desta natureza possibilitam o fortalecimento econômico e social dos pequenos agricultores e garante uma alimentação de qualidade aos nossos alunos”, garante.

Entusiasmada, a lavradora Eliana Guarabira acrescenta que a agricultura familiar é uma realidade em Jacobina. “A prefeitura leva produto de qualidade às escolas e ainda garante dignidade ao homem e a mulher do campo. Nunca vimos isso em outra gestão. Antes a gente produzia e não tinha como escoar e hoje nos temos essa oportunidade”, festeja Eliana.

A ação objetiva abastecer a Rede Municipal de Ensino com alimentos de melhor qualidade nutricional com o respeito ao hábito alimentar dos alunos, além de fortalecer e valorizar a agricultura local.

Em Jacobina, a Prefeitura faz a aquisição de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis produzidos por agricultores familiares, do empreendedor rural, e organizações destinadas à alimentação escolar.

Conforme a Lei Federal 11.947, cerca de 30% dos produtos fornecidos para alimentação dos alunos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser de origem da agricultura familiar.

ASCOM/PMJ








Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem