Solidariedade da Sorte

Ministro da Economia afirmou que o Real deve ser uma moeda comum a vários países, como no caso da União Europeia / Foto: Edu Andrade/Ministério da Economia Redação

O nosso Euro é Real! Ou pelo menos deveria ser, na visão do ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, que afirmou que a América Latina deveria seguir um caminho semelhante aos países europeus com a União Europeia, onde há o Euro como uma moeda comum a todos os seus integrantes.

Com isso, as nações latinoamericanas teriam o Real Digital como sua CBDC, segundo a fala do Ministro em um encontro com empresários no Brazilian American Chamber of Commerce em Nova York, de acordo com publicação da revista Exame.

As CBDCs são as moedas digitais emitidas por bancos centrais, com o propósito de tornar sistemas monetários de países em todo o mundo, cada vez mais digitais.

"Daqui a quatro, cinco anos, vamos ter uma moeda digital, blockchain, ninguém usando dinheiro vivo. Como na China, todo mundo [pagando] com celulares", projeta. "Daqui a alguns anos, haverá seis ou sete moedas relevantes no mundo, e as outras vão desaparecer por irrelevância. Mesmo os cidadãos dos países que as usam vão abandoná-las", afirmou Guedes.

Durante seu discurso, o ministro defendeu que o continente deveria ter uma moeda única, que inclusive poderia salvar economias fragilizadas como Argentina e Venezuela.

Ainda segundo ele, caso as nações já tivessem adotado um “euro latinoamericano” muitos países estariam agora em uma situação econômica melhor.

Para Paulo Guedes, em breve ninguém mais irá usar dinheiro físico e, com as inovações tecnológicas que a tecnologia blockchain trouxe à tona, fica cada vez mais latente a necessidade de uma moeda única para o bloco da América Latina.

Fonte: BNews

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

MOYA PI 37581

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA