Solidariedade da Sorte

Foto reprodução 

É provável que a guerra na Ucrânia só termine no início de maio, quando a Rússia ficar sem recursos para atacar o país do Leste Europeu. A opinião é de Oleksiy Arestovich, conselheiro do chefe de pessoal do presidente ucraniano, em declaração dada nesta segunda-feira (14/3).

As conversas entre Kiev e Moscou –em que Arestovich não está pessoalmente envolvido– produziram até agora poucos resultados além de vários corredores humanitários fora das cidades sitiadas ucranianas.

Em um vídeo publicado por vários meios de comunicação ucranianos, Arestovich disse que o momento exato do fim da guerra dependeria de quantos recursos o Kremlin estava disposto a comprometer com a ofensiva.

EUA diz não ter interesse em Terceira Guerra
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta segunda-feira que os Estados Unidos não possuem interesse no início de uma Terceira Guerra Mundial e nem no envio de tropas para a guerra na Ucrânia.

Psaki respondia a um questionamento sobre a utilização de armas nucleares pela Rússia na Ucrânia, afirmando que a ação não está de acordo com as normas globais.

“Qualquer presidente tem que pensar em como liderar o mundo como deixar claro que essas ações são cruéis, inaceitáveis e não estão em linha com as normas globais. Mas ao mesmo tempo pensar nos nossos interesses nacionais. Dar início a Terceira Guerra Mundial certamente não está no interesse dos Estados Unidos. Trazer soldados norte-americanos para solo ucraniano para combater a Rússia não está em nossos interesses”, declarou Psaki.
Negociações entre Rússia e Ucrânia

A quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia teve uma “pausa técnica” nesta segunda e será concluída na terça (15). A informação foi de um dos principais negociadores ucranianos, Mykhailo Podoliak. Ainda nesta segunda, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que uma perspectiva de conflito nuclear está “dentro da possibilidade”. Acompanhe ao vivo acima a cobertura especial da CNN.

Sobre a negociação entre as delegações, Podoliak escreveu no Twitter: “foi feita uma pausa técnica nas negociações até amanhã [terça, 15]. Para trabalho adicional nos subgrupos de trabalho e esclarecimento de definições individuais. As negociações continuam.” Antes do anúncio da pausa, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o encontro entre as delegações como “conversas difíceis".

Os russos querem que a Ucrânia mude sua Constituição para resguardar neutralidade (fora da Otan), além de considerar Crimeia como território russo e reconhecer as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.

Alarme nuclear
O secretário-feral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres fez um alerta nesta segunda sobre a possibilidade de a Rússia aumentar o nível de alerta para suas forças nucleares, descrevendo-o como um “desenvolvimento de arrepiar os ossos”. Ele acrescentou que a perspectiva de um conflito nuclear estava de volta ao campo de “possibilidade”.
Fonte: CNN Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

MOYA PI 37581

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA