Representantes do Laboratório de Sismologia do Rio Grande do Norte, Defesa Civil e legislativo jacobinense visitam barragem da Yamana Gold

Na manhã desta sexta-feira (18), um time de técnicos da JMC Yamana Gold, liderado pelo Gerente Geral, Edvaldo Amaral, recebeu a coordenadora da Defesa Civil do município de Jacobina, Natália Santos, representantes do Laboratório de Sismologia do Rio Grande do Norte (LabSis), Eduardo Menezes e Marconi Alves, além dos vereadores Cleber Ramos (Cidadania) e Clodoaldo Dias (Cidadania) em uma visita na barragem B2 para conhecerem a estrutura, processo para implantação e todo trabalho de monitoramento que é constantemente feito para garantir a segurança da mesma.

Em fevereiro do ano passado a Jacobina Mineração contratou equipe de especialistas em sismologia para analisar os eventos ocorridos no município de Jacobina. Desde então estão sendo feitos trabalhos geológicos e geofísicos e também levantamento das áreas de riscos sísmicos. Também foram adquiridos aparelhos para medições sismológicas que conseguem obter, em tempo real, a detecção e medição dos tremores de terra.

“A visita de hoje foi importante para estreitar os laços com a Câmara de Vereadores e mostrar ao pessoal do LabSis que a empresa também está interessada em manter o relacionamento, as portas abertas para futuras interpretações de dados e mostrar também como são importantes e seguros os nossos controles, principalmente relacionados à barragem”, ressalta Edvaldo Amaral.

“Essa parceria entre a Yamana, o LabSis e a Defesa Civil é muito importante para trazer mais segurança para Jacobina por conta dos abalos sísmicos que estão acontecendo na cidade. É importante essa troca de conhecimento técnico de todas as partes”, afirma Natália Santos.

“O LabSis está presente em Jacobina para acompanhar os tremores de terra que vêm sendo observados pela população e o grande objetivo desse trabalho é a integração, a parceria, que estamos tendo tanto com a Yamana quanto com a sociedade, por meio dos gestores públicos”, explica Eduardo Menezes, gerente de campo do LabSis.

“Essa parceria é fundamental pois precisamos dar uma resposta para a sociedade. Quando chegamos aqui e vemos de perto, entendemos todo o trabalho e acaba caindo por terra muita notícia errada que é disseminada por aí então é muito pertinente promover esse diálogo entre a Yamana e o LabSis”, comenta Cleber Ramos.

Na próxima segunda-feira (21) será realizada, na Câmara de Vereadores de Jacobina, uma Audiência Pública sobre tremores de terra onde será apresentado o andamento dos estudos sismológicos feitos pelo time de especialistas da JMC.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA