Jacobina atinge 516 casos ativos de Covid-19 e registra 106 em um dia


É cada vez mais preocupante o avanço da Covid-19 no município de Jacobina. Assim como acontece em todo o país, os números não têm apresentado redução, pelo contrário, são crescentes e acelerados. E podem ser evidenciados nos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, em suas páginas oficiais.

Só entre esta segunda e terça-feira (7 e 8), conforme observou o Jacobina Notícias, 106 pessoas testaram positivo para a Covid-19 na cidade. Um dia antes, no comparativo entre domingo e segunda-feira (6 e 7), outras 98 já haviam tido resultados positivos de infecção pelo novo coronavírus. Isso significa, logicamente, que em 48 horas Jacobina registrou 204 novos casos.

E os números não param de subir, inclusive de óbitos pela doença. No sábado (5), um idoso na faixa etária dos 80 anos, morador do bairro Caixa D'água, faleceu no Hospital Regional Vicentina Goulart em decorrência da Covid-19. Ele foi a 109ª vítima da doença no município. Dois dias antes, a Secretaria da Saúde informava a morte de um homem de 40 anos, morador do distrito de Caatinga do Moura, que possuía comorbidades.

Mais de 500 casos ativos
O total de casos ativos hoje atingiu 516, ontem eram 410. Um levantamento feito pelo Jacobina Notícias observou que o município só teve mais casos ativos do que agora no final de 2020.

Pela manhã, a reportagem esteve na unidade básica de saúde do bairro Caeira, a antiga Semusa, que é um ponto de testagem de Covid-19, e flagrou a busca intensa de pessoas para fazer o exame. Dezenas vão à unidade todos os dias, de segunda a sexta-feira, sem falar em outras tantas que buscam o Hospital Regional, unidade que é referência no tratamento da doença e também realiza coleta para testes no período da manhã, das 9h30 às 11h.

Restrições
Até a publicação da reportagem, não há em Jacobina nenhuma restrição imposta ou método de controle para barrar o avanço da Covid-19.

Em Capim Grosso – cidade a cerca de 60 quilômetros de Jacobina – a prefeitura local suspendeu todos os eventos que gerem aglomerações e proibiu o funcionamento de bares e congêneres após a meia-noite. A medida ocorreu após o município registrar 583 casos de Covid-19 em cinco dias.

Boletim
Desde o início da pandemia, Jacobina registra 8.775 casos positivos, sendo que 8.150 estão recuperados e 516 permanecem ativos: 513 em isolamento domiciliar e 03 internados, sendo que 01 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda há 333 pessoas aguardando resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen): 328 estão em isolamento domiciliar e 05 seguem internadas, sendo que 01 na UTI.

O Hospital Regional dispõe de 10 leitos de UTI para atender toda a microrregião e recebe pacientes de outras partes da Bahia, através da regulação. A taxa de ocupação da UTI hoje é de 60%.
Fonte: Jacobina Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA