Prevista em projeto, JMC dará início à nova etapa da obra de modificação do canal periférico

Intervenção irá durar cerca de cinco meses

A Jacobina Mineração Yamana Gold iniciará, nesta quarta-feira (10), uma nova etapa da obra de modificação do canal periférico, conhecido como "corta-rio", que passa ao lado da Barragem B2.  Desde o mês de maio foi iniciada a obra no canal existente, substituindo parte do antigo, para permitir o futuro alteamento da barragem, sem interferência com águas superficiais. A modificação já era prevista no projeto e foi planejada para ser executada nesta etapa da barragem.

O corta-rio é um canal destinado a desviar cursos d´água para jusante do local das obras, permitindo a construção da barragem de forma segura e sem interferências. O canal contorna a área da barragem. A modificação não impacta na estabilidade da barragem. Ao contrário, permitirá a construção e operação da barragem de forma ainda mais segura.

A obra seguirá todos os padrões e normas regulamentadoras para garantir a segurança da construção e dos colaboradores, sem gerar incômodos à comunidade e garantindo controle ambiental adequado. Ela foi dividida em três etapas: escavação com a remoção do solo natural existente, fragmentação do material rochoso; conformação e finalização da obra.

A etapa de fragmentação das rochas que será iniciada amanhã não será feita com uso de explosivos. Será utilizado o produto Plasma que funciona como uma massa expansiva instantânea para o fraturamento das rochas, gerando o mínimo de vibrações durante a atividade. Serão realizados monitoramentos de ruído e vibração, além da sinalização e isolamento de vias, para garantir a segurança de todos e o cumprimento da legislação.

"Trabalhar com transparência com a comunidade é um valor para a Yamana Gold e por isso estaremos comunicando previamente a todos sobre as etapas do processo. A nossa barragem é segura e tudo está ocorrendo de acordo com o processo natural dela, seguindo todas as fases previstas", ressalta Antonio Marcos Mendonça, gerente de Operações da Mina.

Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA