Depois de reunião com a Justiça, autoridades policiais garantem que onda de violência está controlada

Viaturas da Polícia de Choque, Patamo e Rondesp estão na região


Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 07, no Salão do Juri do Fórum Durval da Silva Pinto, em Conceição do Coité, uma reunião convocada pela Defensoria Pública do Estado que contou com a participação pela parte do judiciário do juiz da Comarca, Gerivaldo Alves Neiva, defensor público, Rafael Couto e da promotora Pollyana Falconery, ela que participou de maneira remota, já que se encontra em Salvador.

Reunião não foi aberta para imprensa | Foto: Raimundo Mascarenhas

A Polícia Militar esteve representada pelo tenente-coronel Michel Müller Guimarães de Azevedo, comandante do 16º Batalhão/Serrinha, os majores Márcio Amorim de Marcelo, sub comandante do 16ºBPM, e Antonio Fernando Teixeira da Silva, coordenador de Planejamento Operacional, além do capitão Charles Vieira comandante da 4ª Cia Coité.

A Polícia Civil esteve representado pelo delegado Fábio Nobre coordenador da 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN). A Delegada titular de Coité Ludmila Araújo está de férias e em viagem, portanto não pôde participar.

Os poderes públicos municipais contaram com a presença do chefe do Poder Executivo, prefeito Marcelo Araújo e do Legislativo o presidente da Câmara Adalberto Neres Pinto Gordiano (Betão). A sociedade civil esteve representada pela presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Gleide Boaventura.

Foto: Raimundo Mascarenhas

A reunião foi fechada para imprensa que aguardou na área da recepção e por volta das 18h10 teve o encerramento e os jornalistas puderam entrevistar as autoridades.

O juiz Gerivaldo Neiva precisou se ausentar e deixou a reunião antes do fim.

O defensor público Rafael Couto fez uma breve avaliação sobre a reunião e disse que foi proveitosa quando recebeu as principais autoridades e os representantes para mostrar que o Estado está presente, as instituições estão presente em pleno funcionamento. Ele garantiu que a população pode andar com tranquilidade.

Defensor público e no de maneira remota a participação da promotora

Tenente-coronel Michel Müller disse que vive em Serrinha onde está a sede do Batalhão, mas tem a responsabilidade por 14 municípios, “e a nossa inquietação era restabelecer a ordem em Coité, Retirolândia e Valente para que as pessoas pudessem seguir suas vidas normalmente, graças a Deus todos esforços foram feitos, nosso comandante Geral (Paulo Coutinho) chamou pra si a responsabilidade, inclusive com nosso coronel Nilton Paixão (comandante da Comando de Policiamento Regional Leste – CPRL) que deslocou todos efetivos que ele poderia para restabelecer a ordem”, afirmou o oficial

Falando em nome da 4ª Cia sediada em Coité e que é responsabilidade também por Retirolândia e Ichu, capitão Charles comandante do destacamento reforçou que todo esse aparato vai permanecer em Coité e nas cidades vizinhas até que seja restabelecida a paz e tranquilidade que segundo ele, já considera controlada.

Foto: Raimundo Mascarenhas

A investigação das ocorrências fica a cargo da Polícia Civil e na reunião estava presente o delegado Fábio Nobre que garantiu que mesmo tendo que realizar ‘investigação em massa’ já que foram muitos casos em pouco espaço de tempo, ele disse que tem um efetivo suficiente para atuar nas investigações, “porém enfrentamos dificuldades quando as pessoas que podem dar alguma pista evitam prestar informações, talvez por medo, haja vista que o tráfico de drogas está ai, e nós da Polícia Civil pedimos a quem sabe, faça uma denuncia anônima, ajude a Polícia Civil, ajude a Polícia Militar, também é uma função da sociedade, ajude-nos”, concluiu o delegado que afirmou que vai em busca imagens de câmeras de segurança que possam identificar os veículos usados nos crimes.

Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito Marcelo Araújo que está há dez meses governado o município, vive o momento de maior tensão no setor da segurança pública, segundo ele, tão logo soube dos acontecimentos ainda no domingo manteve contato com capitão Charles e pediu reforço do efetivo e foi prontamente atendido através do Comando do 16º BPM, “hoje neste momento nós temos cinquenta policiais militares distribuídos em dezesseis viaturas para garantirem a ordem e a segurança da população. Acho que neste primeiro momento o objetivo está sendo cumprido que é estancar o problema, agora é a Polícia Civil iniciar as investigações para descobrir as causas e motivações dos crimes”, afirmou o prefeito.

A presidente do CONSEG Gleide Boaventura por sua vez continua achando que o caminho mais curto para combater a violência é começar na infância, que as crianças e adolescentes tenham recursos do esporte e laser “a exemplo do que oferece o PROERD que já contribuiu bastante, onde a PM disponibiliza um professor militar para dá aula a turma de 10 a 14 anos, através deste projeto tivemos vários resultados positivos”, afirmou Gleide que está otimista com o retorno do Programa no próximo ano, nestes dois últimos foi suspenso por conta da pandemia.

Rondas estão sendo feitas tanto na sede como na Zona Rural

Fonte: Calila Noticias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA