Salvador amplia vacinação para todos adolescentes de 16 e 17 anos nesta segunda


       Foto: Betto Jr./Secom

A Prefeitura de Salvador amplia nesta segunda-feira (13) o horário de funcionamento de alguns drivers e pontos fixos até às 21h. As unidades que terão o horário estendido atenderão exclusivamente para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.

O atendimento para a primeira e terceira dose seguirá no horário convencional, ou seja, das 08h às 16h. Nesta segunda (13) a estratégia de imunização continuará contemplando os adolescentes de 16 e 17 anos, adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos, gestantes e puérperas.

Para as pessoas que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a Secretaria Municipal da Saúde continua com o fluxo de realizar a solicitação da segunda dose através do cadastro na Ouvidoria Saúde. Muitas já foram agendadas para um mutirão que acontece neste segunda-feira (13). A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na ouvidoria devem fazê-lo através do site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato. Após esta etapa, aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro mas ainda não receberam contato da ouvidoria, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

Já as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que residem em Salvador, só poderão se vacinar através de agendamento prévio nas Prefeituras-bairros. Para ter acesso ao serviço será necessário agendar previamente no portal horamarcada.salvador.ba.gov.br/, comparecer no local combinado com a cópia do comprovante de residência da capital baiana atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais do mesmo, além de um documento de identificação com foto.

A aplicação das segundas doses Oxford, Pfizer e Coronavac também segue normal.

Os idosos com 80 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 25 DE MARÇO DE 2021 também podem buscar os pontos de imunização para receber a 3ª dose. O nome também precisa constar no site da SMS. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

Confira os pontos de vacinação desta segunda-feira (13):

1ª DOSE

ADOLESCENTES DE 17 E 16 ANOS - 08H ÀS 16H

08h às 16h: Pessoas com 17 anos nascidas entre 14 de setembro de 2003 a 13 de setembro de 2004.

08h às 16h: Pessoas com 16 anos nascidos entre 13 de setembro de 2004 a 13 de setembro de 2005.

SERÃO IMUNIZADOS APENAS AS PESSOAS QUE TIVEREM COM O NOME NA LISTA DO SITE DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

VALE SALIENTAR QUE OS MENORES DE 18 ANOS DEVERÃO SER ACOMPANHADAS PELOS PAIS OU OUTRO RESPONSÁVEL DE MAIOR IDADE DURANTE O ATO DA VACINAÇÃO. PARA COMPROVAÇÃO DA RESPONSABILIDADE, O PAI OU A MÃE DEVEM APRESENTAR DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO ORIGINAL COM FOTO NO MOMENTO DA IMUNIZAÇÃO. NO CASO DE OUTRO RESPONSÁVEL MAIOR DE IDADE, ALÉM DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO, SERÁ NECESSÁRIO APRESENTAR AINDA UMA DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE, QUE PODE SER FEITA MANUALMENTE.

Drives: Barradão e FBDC Brotas

Pontos Fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, Barradão.

GESTANTES E PUÉRPERAS: 08H ÀS 16H

Obedecendo nova recomendação do Ministério da Saúde SOMENTE PODERÃO buscar os pontos de imunização, as GRÁVIDAS E PUÉRPERAS (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.

Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

Gestantes: devem também apresentar OBRIGATORIAMENTE cópia impressa da prescrição médica.

Puérperas: devem também apresentar OBRIGATORIAMENTE cópia impressa da prescrição médica e Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

OBSERVAÇÕES:

ESTÁ SUSPENSA A VACINAÇÃO PARA GESTANTES E PUÉPERAS COM O IMUNIZANTE OXFORD/ ASTRAZENECA/JANSSEN.

Vale salientar que as gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drivers: Uninassau (Pituba)

Pontos Fixos: USF Plataforma e USF Vila Matos (Rio Vermelho).

ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS: 08H ÀS 16H

Vale salientar que os menores deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drivers: Uninassau (Pituba)

Pontos Fixos: USF Plataforma e USF Vila Matos (Rio Vermelho).

PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 18 ANOS EXCLUSIVO NAS PREFEITURAS-BAIRROS: 08H ÀS 16h

As pessoas com IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 18 ANOS que residem em Salvador, só poderão se vacinar nesta segunda-feira (13) através de agendamento prévio nas Prefeituras-bairros. É necessário acessar o portal horamarcada.salvador.ba.gov.br, comparecer no local combinado com a cópia do comprovante de residência de Salvador atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais do mesmo, além de um documento de identificação oficial com foto.

2ª DOSE

OXFORD

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da OXFORD programada para até o dia 10 DE OUTUBRO já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

08H ÀS 16H

Drives: Shopping Bela Vista, FBDC Cabula e Vila Militar (Dendezeiros).

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Santa Luzia, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Federação, USF Pirajá

08H ÀS 21H

Drive: Unijorge (Paralela)

Ponto Fixo: UBS Ramiro de Azevedo e Unijorge (Paralela).

CORONAVAC

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CORONAVAC programada para até o dia 13 DE SETEMBRO já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

08H ÀS 16H

Pontos Fixos: CSU Pernambués, UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras), USF Curralinho e USF Tubarão

08H ÀS 21H

Drive: Faculdade Universo

Ponto Fixo: Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

PFIZER

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da PFIZER programada para até o dia 10 DE OUTUBRO já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

08H ÀS 16H

Drive: Parque de Exposições

Pontos fixos: USF Cajazeiras X, USF Imbuí, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Sergio Arouca (Paripe) e USF Eduardo Mamede (Mussurunga).

08H ÀS 21H

Drivers: Arena Fonte Nova e Universidade Católica (Pituaçu)

Ponto Fixo: Universidade Católica (Pituaçu).

RESIDENTES DE SALVADOR QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE EM OUTRO MUNICÍPIO – 08H ÀS 16H

Drive e Ponto Fixo: Unijorge (Paralela).

3ª DOSE: PESSOAS COM 80 ANOS OU MAIS – 08H ÀS 16H

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 80 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 25 DE MARÇO DE 2021. Antes de se dirigirem aos postos devem conferir se o nome está na lista do site da SMS.

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema quem já teve acesso ao serviço, a equipe retornará automaticamente. O site é o http://vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br.

Drives: 5º Centro de Saúde, PAF Ondina e Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos)

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Cajazeiras V e UBS Virgílio de Carvalho.

Fonte: Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA