Primeira turma de formando do curso de administração da faculdade Ages de Jacobina

 

No dia 27 de setembro de 2021 na cidade de Jacobina de forma virtual, aconteceu a colação de grau da primeira turma de administração da faculdade Ages de Jacobina.

No começo tudo foi estranho e coberto de incertezas, pois essa seria a primeira faculdade particular com cursos presenciais na cidade de Jacobina. Por essa razão vários questionamentos surgiram no interior de cada um. Será que é isso que eu quero? Será que estou preparado para enfrentar o novo? Será que estou na faculdade e no curso certo? Como assim faculdade que trabalha com método ativo? Vivemos em uma rotina tão confortável que por muitas vezes o novo nos assusta, mas quem garante que ele não irá nos acrescentar e tornar nossa rotina melhor do que antes? 

O contato com o desconhecido desperta muitas vezes a sensação de estar pressionado sem saber direito de onde vem a pressão, porém de uma forma ou de outra a vida vai mostrar que é necessário aproveitar a jornada e amar cada passo que se der sem medo de errar. 

Tudo começou em setembro de 2017 no prédio no bairro do Nazaré, ali conhecemos os nossos colegas, amigos de curso bem como nossos primeiros professores que nos apresentaram a teoria geral da administração onde aprendemos muito com Taylor, Fayol, Weber, Maslow, Drucker e tantos outros, sobre a importância da boa administração. Os primeiros semestres foram decisivos para entendermos se estávamos no caminho certo. Para alguns essa aventura foi como cair de paraquedas em algum lugar inesperado, para outros essa aventura era a realização de um sonho.

Os meses se passaram e aprendemos com Henri Fayol que “administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar” pilares importantes e fundamentais na jornada de um administrador que deve estar preparado para se manter atualizado em meio as constantes mudanças. Qualquer coisa, qualquer atividade que necessitamos fazer precisa partir de um planejamento, seja para viajar, para acordar, para casar, ter filhos, fazer uma graduação. O planejamento é a primeira função da administração e sem ela não é possível atingir nossos objetivos. E durante esses anos quantas e quantas vezes precisamos planejar? Administrar uma situação? 

Lembro-me como hoje, os projetos, as confraternizações, os congressos, as apresentações, as vistas técnicas, as entrevistas e tantas outras coisas que fizeram parte da nossa rotina e que ficou marcado em nossa história. Essa é uma turma de alunos saudosos, de personalidade distintas e marcantes, que precisou superar a barreira da distância entre as cidades, noites mal dormidas, ônibus quebrado, problemas de saúde, contratempo entre o trabalho e estudos, mas que nunca desistiram de alcançar seus objetivos. Hoje somos em 10, mas começamos em média 32 a 35 alunos, muitos desistiram no caminho e hoje estamos aqui finalizando a nossa graduação, fácil não foi, pensamos em desistir várias vezes em meio a mudanças no método de ensino, problemas pessoais, dificuldade em conciliar o trabalho e a faculdade, porém o mais lindo de tudo foi o apoio que tivemos uns dos outros principalmente o apoio dos nossos professores. Isso se chama solidariedade com o próximo prova de que não estamos nos formando apenas bons administradores e que vamos honrar o nosso juramento, e nos tornar seres humanos melhores capazes de levar esse sentimento de amizade, solidariedade e respeito a todos que nos rodeiam.

Não poderia aqui deixar de falar sobre os nossos mestres, cada um que passou deixou a sua marca, Ozorio, Railma, Fernando, Síria, Rita, Josana, Solana, Junior, Lutho, Jan, Diogo, Ludmila, Robson, Alisson, Tamires, Danilo, Rafael, Camila, João Gabriel e Creso, hoje em nome da turma posso afirmar o quão especial cada um foi nessa trajetória, vocês têm uma missão belíssima e fazem parte não apenas da nossa formação profissional, mas também da nossa formação humana. Sabemos que o desafio ainda está começando, mas nos sentimos preparados para enfrentar todos os obstáculos graças ao apoio de vocês. Um bom professor deixa em cada um dos seus alunos uma marca indestrutível, um pedacinho do seu “EU”, por essa razão peço licença a todos vocês para falar de alguém mais que especial o Professor Creso.

 Nessa grande jornada acadêmica quero saudar e homenagear o nosso grande Mestre Creso, aquele que na sua primeira aula, já notamos que seria um professor incrível. O seu bom humor para conduzir as aulas, sua disponibilidade com seus alunos e alunas e sua paixão pela educação são a receita perfeita para um bom professor, ou melhor para um excelente Mestre.

Agradecemos muito por tudo que nos ensinou e por cada conselho que nos deu fora do âmbito acadêmico. Você foi e ainda é, muito importante na nossa trajetória. Você nos preparou para a vida e isso não tem preço. Gratidão eterna por ter tido o privilégio de tê-lo conosco. Sabemos que vários professores deixam suas marcas em nossas vidas, mas você tem um dom especial, no qual cativa pela sua forma carinhosa de ensinar, competências essas extraordinárias a um professor. É imensa a gratidão que sentimos pelas suas aulas, foram longos período traçados de grande aprendido, suas palavras de apoio e inspiração nos ajudaram a superar todos os obstáculos. Você é inspirador e nos fez acreditar que não existem impossíveis para quem desejar voar. Ser visionário, gestores, protagonista e grandes administradores é a nossa meta.

Por fim, quero agradecer aos representantes do grupo Anima por esse pouco tempo que passamos juntos e agradecer também a pessoa do professor Wilson que fez com que esse nosso sonho se concretizasse no dia de hoje. Nossa eterna gratidão. Finalizo essa minha fala com a frase do grande Peter Drucker “ Não podemos prever o futuro, mas podemos cria-lo. Obrigado e boa sorte a todos nessa nova jornada.

Por Giba Sérgio



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA