No Dia de São Miguel Arcanjo, Prefeito Tiago Dias visita as ruínas da Igreja das Figuras

Na manhã desta quarta-feira (29), Dia de São Miguel Arcanjo, pessoas de toda a região estiveram em romaria visitando a Igreja das Figuras, que fica localizada entre os municípios de Caém, Saúde, Mirangaba e Jacobina, no Centro-Norte baiano. Mesmo em ruínas, as condições físicas do templo não impede que a população suba a Serra das Figuras, para fazer romaria anual e orações ao santo.

Assim como romeiros, devotos e turistas, o prefeito Tiago Dias visitou o templo tricentenário e participou dos já tradicionais festejos católicos. Ele conheceu histórias e lendas que povoam o imaginário popular e mantêm viva a tradição de subir a serra para celebrar São Miguel Arcanjo.

“Ao chegar, a sensação é que o lugar foi esquecido no tempo, mas na verdade nas ruínas é possível observar os detalhes das paredes e toda estrutura que ainda resiste. Um local cheio de mistérios e paisagens deslumbrantes”, disse Tiago Dias.

História
A história conta que a Igreja que foi construída em 1750, a mando do sertanista e explorador de ouro Romão Gramacho, em homenagem a São Miguel Arcanjo, protetor dos garimpeiros, teria sido construída com cada parede virada para um dos municípios (Caém, Saúde, Mirangaba e Jacobina).

Entre as lendas que envolvem o lugar, o sertanista Romão, teria feito um pacto com o diabo para construir o templo. Outra lenda diz que Romão, para burlar impostos, teria escondido parte do ouro encontrado e, por conta disso, até hoje tem gente procurando este tesouro por lá.

Historiadores contam que a Igreja das Figuras estava de pé até 1979, mas que pouco mais de um ano depois, um incêndio atingiu o templo e destruiu o telhado e fez com que a igreja começasse a deteriorar com o tempo. Ainda assim, todo ano, em 29 de setembro, Dia de São Miguel, seus devotos vão até lá.

Percurso
Para alcançar as ruínas da igreja, o visitante pode escolher ir de carro, a partir de Caém ou optar por uma trilha não sinalizada, partindo da Cachoeira dos Alves, em Jacobina. Esse último percurso, feito a pé, dura cerca de uma hora e meia.
Prefeitura Municipal Jacobina






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA