Edvaldo Amaral, gerente da JMC, recebe título de Cidadão Jacobinense


Na manhã desta quinta-feira (16) Edvaldo Alves Amaral Junior, gerente geral da Jacobina Mineração e Comércio, empresa da Yamana Gold, recebeu na Câmara Municipal o título de Cidadão Jacobinense. Propositura do vereador Clodoaldo Moreira (Cidadania), a homenagem registra a gratidão dos jacobinenses aos relevantes serviços do laureado à comunidade, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

“Essa honraria representa o reconhecimento pela sua trajetória de vida e dedicação ao cargo que ocupa, exercendo-o com responsabilidade e buscando, sempre, o engajamento de todos os colaboradores da JMC/Yamana Gold. Seu empenho não se restringe às suas atividades laborais, mas também no dia a dia da sociedade jacobinense, por meio de ações sociais, ambientais e de voluntariado”, ressaltou Clodoaldo.

Para Edvaldo Amaral esse “é um momento de grande alegria”. Ele destacou a importância e o significado do título: “Por curiosidade, logo que recebi a indicação, me aprofundei no tema para saber o seu significado e gostaria de compartilhar o que encontrei: Cidadão Honorário é um título de honraria que uma pessoa recebe de alguma localidade, equiparando-a a uma adoção oficial, passando a ser um filho da terra”.

O homenageado falou da primeira vez que esteve em Jacobina - ainda jovem, quando se encantou pelas pessoas, festas e belezas naturais da cidade -, e do início da sua trajetória profissional no município. Edvaldo enumerou algumas ações que, como gerente da JMC, tem executado no combate à pandemia, a exemplo do fundo de combate à Covid-19 no valor de R$ 3,5 milhões, doações mensais de cestas básicas e a requalificação das vias de acesso às comunidades de Jabuticaba e Itapicuru, no valor de R$ 1,3 milhão.

Para finalizar a sua fala, Edvaldo declamou a poesia 'Vamos Amor, Conhecer Jacobina' da poetisa Minita Montenegro, publicada no livro Castanheiras - impresso que teve o apoio da JMC.

Sobre Edvaldo Amaral
Nascido no município de Feira de Santana (BA), Edvaldo Amaral é Engenheiro de Minas e em 2007 passou a integrar o corpo de colaboradores da Yamana Gold, na Mineração Fazenda Brasileiro, em Teofilândia, exercendo a função de Engenheiro de Processo Júnior.

Em 2008 ele foi transferido para Jacobina, afim de ajudar no projeto de expansão realizado na JMC, então em andamento, e devido ao seu desenvolvimento permaneceu na cidade até 2012, na função de Gerente de Planta Metalúrgica. Nesse período Edvaldo pôde conhecer as belezas naturais do lugar e se encantou por todos os privilégios de morar na Cidade do Ouro. Apaixonado pela natureza, Edvaldo pratica esportes como caminhada e ciclismo, explorando as belezas naturais.

Em 2012, por estratégias corporativas, Edvaldo foi novamente transferido pela Yamana para dar início ao projeto da Mina C1, em Santa Luz - BA, como Gerente de Planta Metalúrgica, onde permaneceu até 2014. Retornou então para Jacobina, onde mora e trabalha até os dias de hoje.

Foi em 1997, entretanto, que teve início a história de amor de Edvaldo por Jacobina: juntamente com amigos, ele veio passar uma Micareta na cidade. O encanto pela Cidade do Ouro foi imediato – muito antes de sequer imaginar que algum dia pudesse retornar à cidade para morar e trabalhar.

Eleitor de Jacobina há vários anos, contagiado pelo calor humano dos jacobinenses e maravilhado com as cachoeiras, Edvaldo fortaleceu ainda mais os laços com a cidade através do casamento com a comerciante e filha da terra, Rivania Souza.

Para Edvaldo, morar em Jacobina é tão natural como morar em sua cidade natal, pois a cidade o acolheu de tal forma que desde os primeiros contatos ele já se sente parte da Cidade do Ouro.
Por Tamara Leal











Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA