Morre Sebastião Loureiro, médico e professor emérito da Faculdade de Medicina da Ufba


         Foto: Reprodução/Abrasco

Morreu o médico Sebastião Loureiro, professor emérito do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), neste domingo (15). O médico foi vítima de um aneurisma na aorta. O enterro ocorrerá nesta segunda-feira (16), às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

A Ufba emitiu uma nota de pesar pela morte do professor e destacou a carreira de Sebastião na intituição. Graduado em medicina pela Ufba em 1964, ele era mestre em Saúde Pública Tropical pela University of London (1968) e doutor em epidemiologia pela University of Texas System.

Sebastião Antonio Loureiro de Souza e Silva ingressou na carreira docente em 1968, como docente da Faculdade de Medicina da Ufba. Ele exerceu diversos cargos no Departamento de Medicina Preventiva, que mais tarde se tornou o Instituto de Saúde Coletiva, onde exerceu os cargos de coordenação, liderou projetos de pesquisa e contribuiu na formação de gerações de pesquisadores.

Em 2016 Sebastião foi eleito como membro da Academia de Medicina da Bahia e tomou posse da cadeira número 43, pertencente à Pirajá da Silva, médico pesquisador que identificou o agente patogênico e o ciclo fisiopatológico da esquistossomose. Na época, Loureiro afirmou para o Bahia Notícias que escolheu a cadeira 43 justamente por conta da área de estudo do patrono.

Fonte: Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA