Câmara inicia sessão para votar em projeto de privatização dos Correios

Foto divulgação

O plenário da Câmara dos Deputados deu início, na tarde desta nesta quinta-feira (5), o Projeto de Lei (PL) que autoriza a privatização dos Correios. A proposta tramita em regime de urgência e, caso seja seja aprovado, o projeto seguirá para a análise do Senado.

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), é pela possibilidade de venda de 100% do capital da estatal, com a concessão de estabilidade de 18 meses para os mais 98 mil funcionários. Além disso, o projeto tem outras determinações, entre elas está a criação de um marco regulatório para o setor e determina regras gerais para o Sistema Nacional de Serviços Postais (SNSP), incluindo direitos e deveres dos consumidores e normas genéricas para empresas privadas que entrarem no mercado postal.

O relator disse que, mesmo a empresa não sendo deficitária, a privatização vai permitir novos investimentos no setor. “Apesar da estrutura organizacional existente, do ponto de vista da qualidade dos serviços postais, a ECT não tem tido uma boa performance, e vem perdendo a aprovação do povo brasileiro. Na verdade, a empresa carece de agilidade, de eficiência, de investimentos e de um planejamento de futuro”, disse Gil Cutrim.

Atualmente, os Correios contam com uma força de trabalho de 99.443 empregados e uma frota com 10 aeronaves terceirizadas, 781 veículos terceirizados e 23.422 veículos próprios, entre caminhões, furgões e motocicletas.
Fonte: Bahia. Ba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem