Solidariedade da Sorte


Por meio do Programa de Monitoramento participativo, população receberá treinamento para interpretar os dados coletados em tempo real

Foi iniciada, em dia 30 de junho, a primeira turma de 2021 do Programa de Monitoramento Participativo com a apresentação do 1º módulo de monitoramento em vibração, que permitirá que a população acompanhe e interprete os registros feitos por aparelhos que detectam os movimentos do solo (sismógrafos), em tempo real. Desenvolvido pela Jacobina Mineração Yamana Gold em 2019, o programa tem como objetivo permitir a interação com as comunidades do entorno, por meio da realização integrada dos monitoramentos ambientais realizados pela empresa. 

Serão realizados quatro módulos que irão contemplar a rede de monitoramento da JMC: monitoramento sísmico, monitoramento de poeira e ruído, monitoramento hídrico e monitoramento geotécnico da barragem de rejeitos. Além da capacitação teórica e prática, os resultados dos monitoramentos são compartilhados periodicamente com os participantes. 

Para este primeiro módulo que é monitoramento de vibração, os participantes estão sendo preparados para interpretar os dados obtidos pelos dois sismógrafos instalados nas comunidades de Itapicuru e Jaboticaba e que funcionarão 24 horas por dia. O Programa de Monitoramento Participativo irá permitir essa capacitação, dando mais rapidez e transparência aos dados coletados. 

No primeiro dia de atividades, foi exibida uma apresentação sobre os conceitos básicos de vibração, impactos ambientais das detonações, comparação de vibrações e abalos sísmicos naturais, o método lavra da JMC, além de citar as Normas Técnicas exigidas pelos órgãos públicos e os equipamentos utilizados pela empresa. Como parte prática, os participantes conheceram o Abrigo Sismográfico localizado na comunidade de Itapicuru e também acompanharam a detonação de Canavieiras no momento exato da atividade.

“A JMC vem trabalhando diversas iniciativas para potencializar a participação dos moradores e o estreitamento da relação empresa e comunidade. O programa é mais uma ação que fortalece a transparência e o objetivo que temos de contribuir com a capacitação da liderança comunitária em busca de uma parceria no cuidado com o Meio Ambiente e comunidades ao redor”, afirma Leonardo Bomfim Hellstrom, Coordenador de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades. 

Participam e se capacitam líderes comunitários das comunidades de Itapicuru e Jaboticaba, representantes da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento (CAE) e da Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina.

Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA