Jacobina: Órgãos fiscalizadores inspecionam barragem da Yamana Gold



Representantes do Ministério Público da Bahia e da Agência Nacional de Mineração – ANM realizaram, na última semana, uma inspeção conjunta à barragem da Jacobina Mineração Yamana Gold. A empresa também havia sido visitada anteriormente por representantes da Defesa Civil do Município.

Na vistoria foi possível observar as obras de fechamento e recuperação da Barragem I (que possui término previsto para 2022), as melhorias na gestão de barragem feitas nos últimos anos e também as obras de alteamento que estão sendo realizadas na Barragem II. Além disso, os representantes da ANM visitaram a sala de acionamento das sirenes de emergência e realizaram testes no modo silencioso.

“As inspeções são positivas e muito importantes para o nosso processo de melhoria contínua, pois dessa forma podemos crescer em conjunto e manter os processos com os melhores padrões de segurança”, avalia Edvaldo Amaral, gerente-geral.

Durante a visita todos comentaram que gostaram das melhorias que estão sendo realizadas pela JMC Yamana Gold.

Barragens

A Barragem B1 operou até o ano de 2010. Atualmente, a B1 está em obra de fechamento para atendimento ao PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), e consequentemente a descaracterização da barragem junto ao Órgão Ambiental. A Barragem B2 começou a ser implementada em 2008 e iniciou sua operação em 2010.

Atualmente, encontra-se em obra da 1ª etapa da 5ª Fase de alteamento. A crista atual está na cota 605m e altura máxima de 92m. A Barragem B2 conta com uma equipe formada por mais de 200 colaboradores entre próprios e terceiros. O time é liderado pelo engenheiro civil Lucas Costa Vidal que faz parte da Yamana desde 2018 e possui mais de 10 anos de experiência na área.

Ascom / Yamana Gold

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA