Nota de Esclarecimento


A Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta prestar esclarecimentos a respeito de uma matéria veiculada no site Augusto Urgente, com sede na cidade de Jacobina – BA, na última segunda-feira, 28 de junho de 2021, onde trás como título “Vereador denúncia descaso com paciente de Caldeirão Grande”. 

Primeiramente, gostaríamos de salientar que na condição de atender a demanda de um paciente que recebe alta hospitalar, o qual já obteve a assistência e teve a condição de saúde pela qual o levou ao internamento sanada e/ou atender a demanda de um paciente que encontra-se necessitado de uma vaga em hospital especializado e tem sua regulação autorizada, a prioridade será sempre atender ao paciente que aguarda por sua regulação, e ainda está com seu problema a ser resolvido. Salientamos que o procedimento padrão para informar alta hospitalar, de paciente que se encontre em qualquer outra instituição, deve ser feita por meio formal de unidade hospitalar para unidade hospitalar, tanto para evitar o deslocamento precipitado do transporte, quanto para evitar que o transporte enviado não atenda a necessidade do paciente, ambas as situações poderiam deixar de atender outras pessoas, ou até mesmo retornar vazio por não se adequar á aquela necessidade, o que gera despesas desnecessárias.

Quanto ao fato exposto informamos que o vereador fez contato por meio de telefone com o hospital, solicitando um veículo de passeio para a alta da paciente, alegando que a mesma não queria vir de ambulância por estar com um trauma. Mesmo sendo ciente de como é o procedimento, o mesmo foi informado que este contato deveria ser feito pelo hospital onde a paciente encontrava-se e que o hospital só dispõe de veículo tipo ambulância. Somente as 15:13 horas o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho fez contato com o Hospital João Durval Carneiro, informando a alta de duas pacientes. Neste momento a recepcionista que atendeu a ligação informou que duas das ambulâncias da Unidade encontravam-se em transferência com outros dois pacientes sendo uma regulação para Irecê e outra para Salvador. Na unidade havia uma terceira ambulância a qual estava atendendo as demandas do hospital e que seria enviada assim que outro veículo retornasse para que o hospital não ficasse descoberto. Assim que uma das ambulâncias retornou, a mesma foi deslocada para Jacobina, chegando por volta das 21:30 horas. Ao chegar no destino o motorista foi informado que uma das pacientes já havia deixado a unidade em transporte particular e a ambulância retornou com a outra paciente.

Reforçamos o compromisso da gestão com a saúde pública e em atender as necessidades de saúde dos munícipes da melhor forma possível, com o mesmo compromisso, respeito e responsabilidade de sempre. 

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AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA