Solidariedade da Sorte



O prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PC do B) exonerou a odontóloga Taiana Alves Souza, que havia sido nomeada para o cargo de diretora municipal de Saúde Bucal.

O decreto com o edital de exoneração da odontóloga, que é filha da vice-prefeita e atual secretária municipal de Saúde, Kátia Alves de Souza (Podemos), foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (22).

A Promotora de Justiça Milena Moreschi de Almeida havia encaminhado recomendação ao prefeito Tiago Dias, solicitando o que chefe do Executivo Municipal se “abstivesse de nomear pessoas que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com o Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Procuradores do Município, Chefe de Gabinete, qualquer outro cargo comissionado do referido Município e Vereadores”.

A representante do Ministério Público havia antecipado “que adotaria as medidas legais necessárias, inclusive através do ajuizamento da ação civil pública de responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa”.

Paralelo a atuação do Ministério Público, vereadores da oposição e lideranças de seguimentos organizados da sociedade jacobinense também vinham cobrando do gestor municipal que evitasse insistir na prática de nepotismo.

Além da filha da vice-prefeita, Tiago Dias nomeou para cargos comissionados, inclusive de secretário, pessoas com relação de parentesco consanguíneo com vereadores, o que caracteriza nepotismo cruzado, que é quando que um agente público nomeia o familiar de outro agente público, e vice-versa. Há ainda o transnepotismo, quando as nomeações são feitas em poderes diferentes.

O prefeito Tiago Dias ainda não se pronunciou sobre os demais casos de nepotismo no seu governo.

Abaixo, decreto de exoneração da filha da vice-prefeita Kátia da Saúde:


Fonte: Jacobina 24 Horas

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

GOV EDUCA

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA