Morre Janet Malcolm, um dos maiores nomes do jornalismo, aos 86 anos


       © Divulgação / Nina Subin

A jornalista americana Janet Malcolm, uma das maiores referências no seu campo, morreu nesta quinta-feira aos 86 anos. Segundo o jornal The New York Times, a causa da morte foi um câncer de pulmão.

Nascida em Praga e radicada ainda criança nos Estados Unidos, Malcolm é autora de reportagens clássicas como "O Jornalista e o Assassino", que debate ética e liberdade de imprensa ao narrar a história de um homem condenado por assassinato que processa um jornalista. O livro inaugurou a coleção Jornalismo Literário de Bolso, da Companhia das Letras, em 2011.

Também saíram pela editora "41 Inícios Falsos", coletânea que contém o famoso perfil do artista David Salle em que a autora reflete sobre seu processo de escrita; "A Mulher Calada", seu grande perfil sobre a poeta Sylvia Plath; e "Anatomia de um Julgamento", que avança na investigação da escritora sobre a Justiça criminal.

A jornalista trabalhou de 1963 até a sua morte na revista New Yorker, que abrigou seus ensaios mais famosos, onde assinou desde uma coluna sobre design até textos sobre fotografia, psicanálise e críticas literárias.

Entre seus livros ainda inéditos no Brasil, estão "Reading Chekhov", seu perfil do escritor russo, e "Nobody's Looking at You: Essays", seu último livro de ensaios.

Fonte: Notícias ao Minuto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem