Gestante com Covid-19 morre enquanto aguardava regulação em UPA de Salvador


            Grávida morre à espera de regulação em Salvador — Foto: Arquivo pessoal

Uma mulher morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de San Martin, em Salvador, no sábado (29), enquanto aguardava regulação para uma unidade especializada para pacientes gestantes com Covid-19. Taíse Santos tinha 35 anos e estava grávida de sete meses quando deu entrada na unidade, na sexta-feira (28), com complicações causadas pela doença.

(Correção: o G1 errou ao dizer que o parto aconteceu na ambulância. A informação foi corrigida às 18h20 deste domingo)

Ela teve uma parada cardíaca e foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que foi acionada quando a situação se agravou.

O médico Uenderson Araújo, que atendeu a ocorrência, explicou que, quando a equipe chegou à UPA, a mulher estava com o estado de saúde muito grave e em situação de insuficiência respiratória.

“Ontem eu fui chamado para uma ocorrência de paciente Covid positivo, uma gestante, para uma maternidade. Quando eu cheguei, encontrei a paciente em insuficiência respiratória. Ela estava saturando muito mal, mesmo utilizando oxigênio. Durante o atendimento, ela acabou precisando ser intubada por conta da gravidade”, disse.

O médico explicou que iniciou uma reanimação cardíaca na gestante e, como a situação piorou, foi necessário pedir apoio de outra equipe do Samu. Os profissionais realizaram o parto cesárea, de maneira urgente, para tentar salvar a vida do bebê. A mulher estava grávida de sete meses.

"Começamos a reanimação cardíaca e pedi o apoio de mais uma unidade do Samu. Fiz a cesárea durante a reanimação da paciente. Abri a barriga, tirei o bebê e consegui estabilizar o bebê. Enquanto isso, médicos da outra unidade estavam ajudando na reanimação da paciente. Consegui trazer o bebê e informei à chefia de plantão”, contou o médico, emocionado com o que havia presenciado.

O parto foi feito dentro da UPA, na sala de estabilização do local, e durou cerca de 30 segundos, segundo informações do médico do Samu. A mulher acabou não resistindo e morreu na Unidade de Pronto Atendimento. Ela foi sepultada na manhã deste domingo (30), no Cemitério Quinta dos Lázaros, em Salvador.

O bebê, uma menina que, segundo a mãe disse antes de morrer, se chamaria Maria Isabel, foi levada para a Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.

De acordo com os médicos, a recém-nascida foi intubada na UPA, após ser estabilizada. Não há informações sobre o atual estado de saúde da menina.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde esclareceu que a paciente já deu entrada na UPA com quadro gravíssimo, por isso, feito de imediato pedido à Central de Regulação de transferência para maternidade de referência já que se tratava de uma gestante com Covid-19.

Ainda em nota, a SMS disse que com o agravamento do quadro, o Samu foi até a UPA e realizou manobras de reanimação cardíaca e, paralelamente o parto do bebê. Infelizmente a mãe não resistiu, mas os profissionais do Samu empenharam todos os esforços e conseguiram salvar a criança que foi levada imediatamente para assistência especializada.

O G1 entrou em contato com a secretaria de Saúde do Estado, responsável pela Central de Regulação, e aguarda um posicionamento.


Fonte: G1 Bahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA