Solidariedade da Sorte



O primeiro recém-nascido baiano com anticorpos contra a Covid-19 nasceu na última sexta-feira (21), em Salvador, após a mãe ser imunizada com as duas doses da vacina. A mãe, que é médica obstetra, recebeu a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca em 4 de fevereiro e a segunda dose em 5 de maio, dezesseis dias antes do parto.
A presença de anticorpos na mãe, Patrícia Marques, e no recém-nascido, Mateus, foi confirmada por teste de sorologia no Lacen-BA, que implantou a metodologia para a quantificação de anticorpos para a Covid-19 recentemente. O recém-nascido será acompanhado e passará por exames regulares para avaliar a duração da presença de anticorpos.

Patrícia conta que trabalha com obstetrícia na Maternidade Climério de Oliveira. Mesmo diante dos riscos de contaminação, ao engravidar, em meio a pandemia, não pôde deixar de trabalhar.

Quando chegou a hora de ser vacinada na categoria dos profissionais de saúde, ela conta que só tinha disponibilidade da vacina de Oxford/AstraZeneca. "Não tive nenhuma reação em nenhuma das duas doses. Meu filho nasceu dia 21 de maio. Resolvi fazer o teste pra gente ver e, pra nossa surpresa e felicidade, nós dois estamos imunes", contou.

Mesmo após a imunização, Patrícia ressalta: “Teremos que manter o acompanhamento e a proteção, ainda sem deixar o uso de máscara, o distanciamento, pois é o que vai manter o controle dessa pandemia”, pontuou a médica e mãe do Mateus.

Fonte: G1 Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

POLICLINICA SERRINHA

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA