Jacobina: Prefeito faz balanço dos 100 dias



Na tarde desta sexta-feira (16), o prefeito de Jacobina realizou o balanço dos seus 100 primeiros dias de gestão. A transmissão do evento ocorreu por meio das redes sociais oficiais do município, contando com a participação de assessores, secretários e dos vereadores que compõem a base de sustentação ao executivo na Câmara Municipal. Na ocasião Tiago Dias falou a respeito das iniciativas de cada uma das pastas administrativas, das quais destacamos: Finanças, saúde, infraestrutura, recursos hídricos e segurança pública.

Finanças

O gestor discorreu sobre o princípio da economicidade, onde segundo ele, cortando gastos supérfluos diminuiu-se o custeio mensal da máquina pública, a exemplo de 1,7 milhão de reais investidos em 2,2 km de pavimentação asfáltica realizada em algumas ruas na sede do município (com recursos próprios).

Destacou ainda, os investimentos que serão resultantes dos 5 milhões de reais provenientes do Banco Itaú. A instituição financeira venceu a concorrência pública, para titularidade na transferência de numerários da folha de pagamento dos servidores municipais.

Saúde

Dias falou sobre as parcerias envolvendo a Yamana Gold e o Governo do Estado no combate à COVID-19, salientando a respeito da conquista de 10 novos leitos de UTI junto à SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), em menos de 90 dias e anunciou um certame licitatório para aquisição de 20 novas ambulâncias, sendo 05 avançadas.

                                    Foto: SESAB/ GOV-BA

Infraestrutura

Tiago lembrou dos serviços que estão sendo realizados nas estradas vicinais, onde até o momento já obteve 30 km recuperados, com perspectiva de mais 160 km até o final deste ano, resultando na melhoria de toda malha viária na zona rural. Há também uma expectativa de que brevemente aconteçam as licitações para as obras de requalificação das avenidas Nossa Senhora da Conceição (sede) Antônio Carlos Magalhães (Novo Paraíso), e o início do serviços de drenagem na Rua da Usina (Lages do Batata)

                                                         Foto: Augusto Urgente

“Quero dizer que faremos o maior programa de pavimentação asfáltica da história de Jacobina. Pela primeira vez a prefeitura irá realizar este tipo de serviço no interior e nas comunidades rurais. Partindo da BA 130 (Jacobina – Mirangaba) da altura do Povoado de Jenipapo da Lambança até o Povoado de Cafelândia será pavimentado o trecho de 9km que ligam estas localidades. Da Avenida Carlito Daltro (Estrada de Cachoeira dos Alves) até Curralinho receberá 5km também” relatou o prefeito.

Recursos Hídricos

                
O Chefe do Executivo tem dado um enfoque especial a esta questão, principalmente onde o potencial aquífero é deficitário, a exemplo das Várzeas, área do município que mais sofre com a escassez de água e o abastecimento acontece apenas com carro-pipa. Agradeceu ao Governador Rui Costa por sua sensibilidade com as comunidades de Olhos D’água do Góes e Jenipapo, onde a obra de abastecimento já está em curso e deverá ser entregue até Outubro deste ano. Para o segundo semestre foi anunciado o programa de recuperação de aguadas.

Segurança Pública

                                                  Foto: Augusto Urgente

Tiago Dias deixou evidente que a segurança pública será um dos “carros-chefe” da sua gestão, tornando os investimentos na guarda municipal em resultados palpáveis na vida da população.

“A Guarda Civil Municipal está sendo contemplada com 10 novas viaturas, a implantação do sub grupamento do Corpo de Bombeiros em breve será realidade e vamos efetivar políticas públicas de fora para dentro, nosso desejo é interiorizar a gestão, sem perder de vista as complexidades que temos na sede, o exemplo disso é o sistema de vídeo monitoramento que realizaremos na sede e interior, em áreas urbanas e rurais” contou Dias.

Foto de Capa: ASCOM/ PMJ

   Fonte: INFORMA SERTÃO/ Clayton Luz

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA