Solidariedade da Sorte

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA
                              Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Salvador está na sexta posição entre as capitais do país mais avançadas em relação às faixas etárias de vacinação contra a Covid-19. Os números, levantados pelo Bahia Notícias a partir de dados oficiais disponibilizados pelas prefeituras, se referem à faixa de imunização beneficiada até esta terça-feira (23), quando a capital baiana imunizou idosos até 71 anos – a listagem, portanto, não leva em consideração que, a partir desta quarta (24), Salvador vai imunizar os idosos com 70 anos
.

A líder no quesito é Manaus (AM), que, no momento, já vacina idosos entre 60 a 69 anos. A segunda colocada na lista é João Pessoa (PB), com imunização prevista para idosos de 64 anos. Boa Vista (RR) já permitiu o acesso às doses a pessoas entre 68 e 69 anos.

Brasília (DF) já faz a vacinação para idosos de 69 anos. Enquanto isto, Rio Branco (AC), Maceió (AL) e Vitória (ES) vacinaram, até esta terça, idosos até 70 anos. Salvador, por sua vez, aparece junto com Goiânia (GO) no planejamento de vacinação para idosos de 71 anos. Portanto, a capital da Bahia está atrás de oito capitais brasileiras no quesito.

Vale lembrar que a líder, Manaus, recebeu mais doses na distribuição do Ministério da Saúde após a segunda onda de contaminação da Covid-19 levar à falta de oxigênio nos hospitais. Ainda assim, a vacinação chegou a ser suspensa após dezenas de relatos de pessoas que furaram a fila de prioridade.

Confira abaixo o ranking completo:

1º: Manaus (69 a 60 anos)
2º: João Pessoa e Recife) (64 anos)
3º: Boa Vista (68 e 69 anos)
4º: Brasília (69 anos)
5º: Rio Branco, Maceió e Vitória (70 anos)
6º: Salvador e Goiânia (71 anos)
7º: Macapá (71 e 72 anos)
8º: São Paulo e Porto Alegre (72 anos)
9º: Natal, Aracaju, Campo Grande e São Luís (73 anos)
10º: Florianópolis (75 a 73 anos)
11º: Fortaleza e Rio de Janeiro (74 anos)
12º: Porto Velho, Curitiba e Belo Horizonte (75 anos)
13º: Cuiabá (79 a 75 anos)
14º: Teresina (76 anos)
15º: Palmas (78 anos)
16º: Belém (82 a 80 anos)

NÚMEROS GERAIS

Apesar de não ser a capital do país mais bem posicionada em relação ao avanço da vacinação entre as faixas etárias, Salvador é a terceira capital do país que mais vacinou pessoas.

Até a publicação desta matéria, foram imunizados 239 mil soteropolitanos. A capital que mais vacinou, até o momento, é São Paulo (1.072.602), seguida pelo Rio de Janeiro (530.620).

O BN tentou contato com o secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates, e a subcoordenadora de Doenças Imunopeveníveis da prefeitura, Doiane Lemos, com objetivo de repercutir as estratégias do município para ampliar a faixa etária de imunização. Contudo, a reportagem não obteve êxito.

Fonte: Bahia Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

GOVERNO EMBASA

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA