Saiba quais os dias, horários e as restrições para o interior da Bahia


O governador Rui Costa (PT) assinou decreto 20.311 que foi publicado neste domingo (14) no Diário Oficial do Estado com novas medidas restritivas para cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e manteve as restrições durante os finais de semana de março para o interior do estado.

Os serviços não essenciais estão proibidos de funcionar em toda a Bahia a partir das 18h da próxima sexta-feira (19) até às 5h da segunda-feira (22). Nesse período, fica expressamente proibida a venda de bebidas alcoólicas inclusive por entrega em domicílio, o popular delivery. As mesmas medidas devem ser adotadas no final de semana seguinte, das 18h de sexta-feira (26 de março) até às 5h da segunda-feira (29 de março).

Comércio

As atividades comerciais diversas, essenciais ou não, estão liberadas de segunda a sexta-feira, em Jacobina e demais municípios do interior, exceto para as cidades da RMS listadas no decreto estadual.

Toque de recolher

A restrição de circulação, o chamado toque de recolher, continua valendo até o dia 1º de abril em toda a Bahia. O cidadão só poderá circular na rua entre às 20h e 5h por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência. Caso contrário, quem for flagrado em descumprimento à medida, poderá ser conduzido à delegacia de Polícia Civil e responder na justiça por crimes de desobediência.

Esporte só individualmente

Em toda a Bahia, é permitida a prática de esportes individuais, desde que não gerem aglomeração. Seguem proibidas as atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril. Também continua proibido, até 22 de março, o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas.

Igrejas fora da restrição

O governador permitiu os atos religiosos litúrgicos no estado, desde que respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, principalmente o "distanciamento social adequado e o uso de máscaras", mas determinou que a capacidade máxima de lotação seja de 30%.

Festas estão proibidas

Até o dia 1º de abril, estão proibidos eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

Feira livre

Ao Jacobina Notícias, a assessoria do governador explicou que a proibição da realização de "feiras" de que trata o decreto não se refere às feiras livres, mas as de exposição. As feiras livres para comercialização de alimentos estão permitidas em toda a Bahia, pois são produtos essenciais à população.

Exceções

Ficaram de fora das restrições as atividades ligadas ao funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, os serviços de limpeza pública, manutenção urbana, entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos, além das atividades profissionais de transporte privado de passageiros.

Fonte: Jacobina Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA