Toque de Acolher: em quatro dias de operação, 42 pessoas em situação de rua ganham novo lar

    Na segunda-feira (22), foram 28 pessoas abordadas (24 homens e 4 mulheres) e 14 encaminhamentos (Foto: Secom / PMS )

Em quatro dias de aplicação da ‘Operação Toque de Acolher Sempre’, que tem atuado nos bairros da Barra, Vasco da Gama, Dique do Tororó, Fonte Nova, Bonocô e Rótula do Abacaxi desde a última sexta-feira (19), sensibilizando o público em situação de vulnerabilidade para que deixem as vias públicas, 42 pessoas deixaram as ruas em Salvador, entre elas os amigos Uarlei dos Santos e Sidney Santos. 

Ambos foram acolhidos pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), e levados para a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) de Cajazeiras VIII.

A diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Kelly Morais, explicou que, “além de todo suporte com a documentação, os assistidos contam com uma estadia confortável, com três refeições e uma equipe técnica com assistente social e psicólogo” para dar todo o suporte necessário a quem está deixando as ruas.

O jovem Uarlei, que oficialmente tem 26 anos, relatou à equipe de Abordagem Social que tem três filhos e, inclusive, já era avô. Sobre a paternidade precoce, explicou: “Na verdade eu tenho 30 anos. Tem um erro na minha 2ª via da Certidão de Nascimento. Eu nasci em 90, mas quando eu tirei o segundo documento passou a constar 94”, disse, rindo.

Outra situação que chamou a atenção na operação foi o retorno ao lar de um casal, que estava às margens do Dique do Tororó, com uma filha recém-nascida, de apenas cinco dias. Os pais e a bebê tinham residência, no bairro de Ondina, e foram levados para casa pela equipe da Abordagem Social.

Transformando vidas 

O secretário da Sempre, Kiki Bispo, ressaltou as vidas que têm sido transformadas desde o início da operação. “Com o Decreto do Toque de Recolher, notamos o quanto as desigualdades históricas da nossa cidade ficam ainda mais expostas. Para quem não tem onde morar, estamos fazendo essa sensibilização, mergulhando em cada história de vida, de manhã, tarde, noite ou madrugada, para avançar na proteção e na garantia dos direitos dessas pessoas”.

Na segunda-feira (22), foram 28 pessoas abordadas (24 homens e 4 mulheres) e 14 encaminhamentos. Doze pessoas saíram das ruas para unidades de acolhimento e duas retornaram aos seus lares. 

Nos quatro dias da Operação Toque de Acolher, foram 42 acolhimentos e 135 abordagens sociais. O público masculino é maioria absoluta. Do total de pessoas nas ruas, 113 eram homens e 22 mulheres.

Fonte: Varela Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA