Lacen identifica 10 casos da variante de Manaus da Covid-19 na Bahia; Irecê e João Dourado aparecem na lista


A variante do coronavírus de Manaus, no Amazonas, foi identificada na Bahia. As análises foram feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que encontrou pelo menos 10 casos. A confirmação veio nesta sexta-feira (5) e indicam a mesma linhagem presente em Manaus e que é considerada mais infecciosa.

“As amostras foram coletadas nos últimos e a investigação preliminar da vigilância epidemiológica aponta a maioria dos pacientes estavam de férias e passaram pelos municípios de Salvador, Irecê e João Dourado, todos com residência na região amazônica”, disse o Secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas.

Sequenciamento genético
A P.1 é derivada de uma das variantes predominantes no País, a B.1.1.28. O potencial de transmissão dela pode ser maior por causa da mutação N501Y, presente nas variantes identificadas no Reino Unido e na África do Sul.

A faixa etária dos pacientes diagnosticados com a variante P.1 vai de 7 a 66 anos, sendo sete pessoas do sexo masculino e três feminino. As amostras que testaram positivo para a variante de Manaus foram coletadas em unidade públicas e privadas, sendo, respectivamente, sete e três.

Foto: Camila Souza/GOVBA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA