Solidariedade da Sorte

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

      © Raphael Castello / AgNews

Em uma área de Mata Atlântica, na Praia do Forte, que fica na cidade de Mata de São João, região metropolitana de Salvador, a cantora Ivete Sangalo e o marido, o nutricionista Daniel Cady, passam a maior parte do tempo desde o início da pandemia de Covid-19. É lá que a família Sangalo criou um meliponário para criar uma espécie de abelhas que não têm ferrão, e que logicamente ficaram famosas depois de aparecer num vídeo com a cantora.

Na Bahia, tem sido muito comum as pessoas criarem as chamadas Uruçu Nordestina em casa para fazer mel artesanal, que virou um produto valorizado. Na casa de praia de Ivete e Cady, as abelhas viraram os novos membros da família, e ganharam até um cantinho especial.

"Isso é um canto que é muito inspirador, poxa, pegar o violão, estar aqui com as crianças, cantando, isso é uma forma de agradecer e a sensação do privilégio vem imediatamente", disse Ivete em entrevista ao Fantástico deste domingo (31).

A relação de Daniel Cady com as abelhas, na verdade, é antiga. Ele conviveu com o avô e o tio, que eram amantes dos animais. O espaço onde o casal cuida das uruçus é cercado de reservas naturais.

As abelhas trabalham nas colônias instaladas em caixinhas, que ficam embaixo de uma castanheira. A construção do meliponário começou em maio do ano passado, com uma colônia que Daniel ganhou de um colega. Poucos meses depois, ele já tinha feito dois cursos e hoje o casal cuida de 50 colmeias.

Daniel Cady e Ivete Sangalo revelaram que as abelhas são mais uma opção de lazer para o filho Marcelo e as filhas gêmeas Helena e Marina. "Minhas filhas costumam me acompanhar nesse processo. É a parte que elas mais gostam que é colher o mel para fazer molho, fazer qualquer receita que seja. Se fosse abelha com ferrão ninguém estaria aqui agora", contou Cady.

O casal ainda ensinou a fazer uma receita de molho de mostarda com mel, para temperar saladas.

Fonte: Notícias ao Minuto

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

GOVERNO INFRA

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA