GO: Cadela ‘adota’ e amamenta oito porquinhos que perderam a mãe

       Da Redação

Uma cadela adotou e está amamentando oito porquinhos na cidade de Faina (GO). De acordo com a manicure Angelina Carvalho, os porquinhos perderam a mãe e dois irmãos no parto na mesma época em que a cachorra pariu dois cãezinhos. As informações são do Uol.

“É bonitinho como eles seguem ela para todo lado. A Pantera pariu e uma semana depois nasceram os filhotes da porca. A gente trouxe os leitões para dentro de casa para alimentar eles. Mas, a princípio, a gente ficou com medo de ela os matar, porque ela é muito brava”, explicou Angelina ao Uol.

Conforme a manicure, a cachorra se afeiçoou aos leitões quase que imediatamente. Primeiro, ela e o marido deixaram um porquinho no peito da cadela enquanto ela amamentava os cachorrinhos. “Ela ficou cheirando ele, lambendo… Começou a cuidar mesmo. Aí, trouxemos todos. Ela agora vai atrás deles, deita para eles mamarem por conta dela mesma e cuida como se fossem dela”, contou.

Na entrevista ao Uol, Angelina contou que tem revezado a alimentação dos filhotes. Como a presa dos leitões já nasceram, vez ou outra, eles acabam ferindo os seios da mãe adotiva. “Estamos deixando eles nos peitos dela mais à noite, porque ela esquenta eles. De dia, a gente dá mamadeira, que é para aliviar os peitinhos dela”, acrescentou Angelina.
“Adoção” entre espécies não é raro

De acordo com o professor de Fisiologia Animal da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) Marcelo Teixeira, o caso de adoção entre espécies não é raro. “Não é tão incomum como parece. Acontece porque, durante a lactação, hormônios que circulam na fêmea, além de garantir a produção de leite, criam nesses animais um instinto de preservação de crias. Já vi um caso, em Garanhuns, de uma cachorra tentando criar um bezerro”, ressaltou.

Ao Uol, o professor ressaltou que essa relação maternal seguirá apenas durante o período de amamentação. “Ela perde parte desse laço de mãe depois que param de mamar. Eles passam a ter uma convivência dentro da espécie.”

Marcelo Teixeira alerta ainda que é importante que os leitões tenham um acompanhamento veterinário. “O leite da cachorra é mais concentrado e pode gerar algum distúrbio digestivo, como diarreia. Eles vão se manter alimentados, mas podem carecer de alguma suplementação”, esclareceu o especialista. 

Fonte: Uol

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA