Vídeo: Fiscais da Semop são flagrados coagindo vendedor de frutas; órgão promete apurar atuação dos servidores


      Por: Montagem BNews  Por: Raul Aguilar

Fiscais da secretaria de Ordem Pública (SEMOP) da Prefeitura Municipal de Salvador foram flagrados, por volta das 10h, desta sexta-feira (22), agindo com truculência em uma operação no bairro de São Cristóvão. Nas imagens, os agentes coagem um vendedor de frutas, enquanto apreendem sua carga.

Um deles chega a chutar o cesto onde o vendedor guardava os alimentos, enquanto outro grita encarando o trabalhador informal. É possível ver que agentes da Guarda Municipal, que dão suporte à ação, blindam os fiscais da revolta dos transeuntes ao ver a forma desrespeitosa com que o trabalhador estava sendo tratado. 

O BNews procurou a Semop, que, em nota, prometeu abrir um procedimento interno para investigar a conduta dos servidores.

“A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informa que, após denúncia do BNEWS referente a operação de fiscalização, na manhã desta sexta-feira (22), no bairro de São Cristóvão, a pasta já está identificando os envolvidos e tomará as medidas administrativas cabíveis”.

A Semop ressaltou no comunicado que “não compactua com este tipo de ação e realiza frequentemente cursos e capacitações com funcionários”, pois “se tornou prioridade o tratamento respeitoso e pacífico a todos comerciantes informais da cidade”. Pontua ainda que “a nova gestão, da secretária Marise Chastinet, preza pelo diálogo e a humanização entre as partes, inclusive escutando as demandas e recebendo a categoria em reuniões”.

Em nota, a Guarda Civil Municipal (GCM) informou que “houve uma abordagem a um homem, por parte da Guarda, que teria tentado impedir a ação da Semop”. Contudo, o órgão destaca que “foi realizado apenas procedimento de segurança e que não houve agressão”. Em relação às apreensões, a CGM informou que “não são realizadas pela Guarda, mas sim pela Semop”: “Então, em relação à Guarda Civil, informamos que, conforme é possível visualizar, a atuação da Guarda não interfere nas ações que gerem apreensões”.

Fonte: BNews

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA