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      Por: Reprodução/Detran  Por: Redação BNews

Com a suspensão do credenciamento de duas empresas que atuavam em Salvador e Lauro de Freitas com a estampagem de placas veiculares pelo Detran-BA, o presidente da Comissão de Trânsito da OAB-Bahia alerta para o risco daqueles que compraram recentemente os seus carros ou motos.

Em conversa com o BNews, Danilo Costa explica que as pessoas que compraram placas têm, por lei, garantia de cinco anos. Com a suspensão das licenças das empresas SOL Placas Ltda. e JT Placas, ainda não se sabe como fica a situação destes clientes.

"Todos os cidadãos que compraram as placas, tem cinco anos de garantia. Com a suspensão, o descredenciamento, o que pode ocorrer? Como as concessionárias vão tratar esses consumidores?", questiona.

Danilo acrescenta que, atualmente, a troca de placas enfrenta uma "série de burocracias". As já mais novas, com o padrão Mercosul, possuem um QR Code, que torna o processo de identificação ainda mais preciso, evitando assim delitos como a clonagem de placas.

"Hoje uma troca de placas tem uma série de burocracias, não vou na empresa e simplesmente troco a placa, tem o QR Code. Se algo descascou, preciso levar o carro para fazer uma vistoria, validar o QR Code. Não posso apenas bater na porta de uma empresa e fazer", diz Danilo.

A reportagem tentou contato com a Transalvador, mas até o momento da publicação não obteve resposta.

De acordo com denúncias que chegaram ao BNews, uma das concessionárias que podem enfrentar grandes problemas nas próximas semanas é a Indiana Veículos Segundo a fonte que preferiu não ser identificada, a concessionária induzia os clientes a comprar a placa na SOL Placas Ltda.

Procurada para responder sobre a um possível "recall" - um chamamento para alertar os clientes recentes - a Indiana Veículos não comentou o assunto. O BNews conseguiu o contato com uma gerente da empresa, que disse não ter autorização para falar.

Ela alegou ter sido orientada pelo departamento jurídico da Indiana a não se manifestar e tecer qualquer comentário. A gerente, contudo, garante que as denúncias são infundadas.

Fonte: BNews

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