Foto tirada antes da Pandemia |
Preocupada também com a educação da cidade de Jacobina, desde 2019, a JMC Yamana Gold faz parte do projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública que acaba de formar 64 professores e Gestores Educacionais do município. Patrocinado pela JMC por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), o projeto está em seu sétimo ano e tem como objetivo qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.
O projeto teve três etapas de intervenção pedagógica e formativa: formação presencial, manutenção de rede e transição para modalidade de formação à distância, e continuidade e fechamento das ações formativas em EaD. “Foi muito gratificante participar deste projeto de formação de profissionais da educação na metodologia do esporte educacional. Mesmo com a pandemia nós não paramos e nos reinventamos com a utilização de tecnologias de interação e ensino à distância e o resultado está aí com a conclusão do projeto”, comemora Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC.
Até março deste ano, foram realizadas 48 horas de formação in loco valorizando os contextos de prática e ensino da Educação Física, do Esporte e da Alfabetização Corporal. As rotinas incluíram rodas de conversa, trabalhos em grupo e leitura de textos complementares que facilitaram a aprendizagem dos conteúdos estudados. Com o início da pandemia, foi feito um trabalho de engajamento para que os participantes permanecessem ativos no projeto com ações na página do Facebook, transmissões ao vivo pelo YouTube e disponibilização de conteúdos exclusivos na plataforma Google Classroom. Por fim, o projeto foi finalizado com uma proposta de formação à distância com o intuito de contemplar remotamente os diferentes territórios. Foram incrementados para o formato online os conteúdos e estratégias utilizados presencialmente, sempre com o foco na qualificação dos professores e gestores em temáticas como o ensino do Esporte Educacional e a implementação de programas e projetos para que as escolas se tornem mais ativas.
O projeto teve uma aceitação bastante positiva por parte dos participantes que se demonstraram satisfeitos com a iniciativa. “Esta formação superou as minhas expectativas. Para mim, foi algo que eu nunca tinha imaginado ou pensado. Aprendi bastante mesmo tendo muito tempo na área de Educação Física”, afirma Gilson Carlos da Silva, professor de educação física de Jacobina.
Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.
Tags
Jacobina