Jacobina mantém tabu sem reeleição desde 2000, e elege primeiro prefeito negro

Reeleição. Palavra que significa a possibilidade da eleição de um novo mandato para ocupar o mesmo cargo que já ocupa por um mandato consecutivo e renovado. No entanto, a cidade de Jacobina, a cerca de 330 km de Salvador, não sabe o que é isso desde o ano 2000, quando renovou o mandato do ex-prefeito Leopoldo Morais Passos, do antigo PFL, para mais quatro anos.

Em 2020, no último domingo (15), os cerca de 19.207 eleitores, totalizando 45,82% dos votos, escolheram o candidato Tiago Dias (PCdoB), de 37 anos, como o novo prefeito da cidade, desbancando, assim, o mandato do atual gestor, Luciano Pinheiro (DEM), que alcançou 18.405 votos (43,91%).

Tiago Dias e sua vice, Kátia da Saúde, integravam a coligação “Juntos Somos Mais Fortes”, formada pelos partidos PODE, PSB, PDT, DC, PP, PL, PC do B, PROS e PATRIOTA.

Filho de agricultor e de uma merendeira, Tiago Dias se tornou o primeiro prefeito negro da história de Jacobina e o primeiro oriundo da Zona Rural da cidade. A eleição de Tiago é marcada pela quebra da hegemonia de dois grandes grupos políticos do município, que dominavam as eleições locais há mais de 20 anos. Essa também é a primeira vez que um partido de esquerda chega ao Poder Executivo Municipal.

Tiago estava atuando como vereador há dois mandatos. Em 2018, se lançou como candidato à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mas não conseguiu ser eleito. No entanto, foi o segundo candidato, à época, mais votado da história do município.

Em entrevista às emissoras de rádio locais após o resultado nas urnas, ele se comprometeu em governar a cidade para os seus eleitores e os eleitores de seus adversários. “Iremos governar para todos, para o 25, para o 65, para todo o povo de Jacobina. Vou chamar o atual prefeito e a candidata Mariana para conversar e ouvir o que de bom eles têm a somar para Jacobina”, disse Tiago.

Com 100% das urnas apuradas, Tiago Dias (PCdoB) venceu a eleição com 19.207 votos (45,82%), enquanto que Luciano Pinheiro (DEM) somou 18.405 votos (43,91%) e Mariana Oliveira (PT) 4.306 votos (10,27%).

Fonte: Bahia.ba

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem