Hackers tentaram sem sucesso derrubar site do TSE, afirma Barroso.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi alvo de tentativa de ataque hacker neste domingo (15/11/2020). A informação foi confirmada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. Segundo o magistrado, a tentativa de invasão ocorreu no início da tarde, mas o ataque foi neutralizado.

“Sobre a questão do ataque, para falar a verdade, tive conhecimento recente porque aconteceu agora há pouco. Soube que foi neutralizado, que foi esta tentativa de simultaneamente ter uma grande quantidade de pessoas entrando para derrubar o sistema. Isso foi neutralizado pelo TSE com o auxílio das empresas de telefonia”, disse a jornalistas na sede do Tribunal.

O ministro informou que o TSE tem atuado de forma preventiva a ataques, com 1 sistema de defesa e realizando backups dos dados do sistema eleitoral. Segundo o ministro, durante o processo em busca de garantir mais segurança ao sistema, 1 dos servidores teve de ser desligado –o que ocasionou instabilidade no e-Título.

“Tiramos 1 servidor da rede e fizemos o back-up de tudo que era importante como garantia de que se, por acaso, o sistema de defesa não funcionasse e houve a invasão, nós teríamos 1 servidor com todas as informações relevantes fora do sistema. Com esse servidor desligado, o servidor remanescente sofreu uma sobrecarga e apresentou uma instabilidade de 2, 3 dias atrás. E esse desligamento do 1º servidor, em medida significativa, afetou o desempenho ótimo do e-Título.”

Sobre a tentativa de ataque deste domingo (15.nov), Barroso disse que a origem foi de fora do Brasil: “Partiu muito provavelmente, quase certo, de outro país. Às vezes você recebe ataque de outro país e alguém daqui reivindica para levar o crédito”.

Apesar de o ministro dizer que houve apenas uma tentativa, 1 grupo que se intitula como CyberTeam expôs na internet uma série de informações internas do TSE. Não há indícios, contudo, de que qualquer atividade eleitoral tenha sido comprometida.

Fonte: Poder 360

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA