Biopsia detecta câncer de próstata em 80% dos casos

                                                  Foto: Divulgação/ Hospital Cárdio  Pulmonar
                       
A biópsia permite a detecção do câncer de próstata em fase precoce em 80% dos, ampliando as chances de cura. “A análise microscópica do tecido prostático é importante não apenas para o diagnóstico, mas para graduar a agressividade da lesão tumoral”, afirma o urologista Lucas Batista, coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) e presidente da seccional Bahia da Sociedade Brasileira de Urologia.

O câncer de próstata deve atingir mais de 65 mil brasileiros em 2020, sendo responsável por até 15 mil mortes, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este mês, nas campanhas do Novembro Azul, é dedicado à conscientização sobre a doença.

“A conjunção do PSA e toque retal identifica aqueles pacientes com maior risco de câncer de próstata, entretanto, o diagnóstico definitivo é sempre realizado através do procedimento de biópsia”, explica o urologista. O exame é realizado com o paciente sedado e guiadopor imagens de ultranssonografia ou ressonância.

O Cárdio Pulmonar destacou, em nota, que pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) constatou que 55% dos homens acima de 40 anos deixaram de fazer alguma consulta ou tratamento médico em função da pandemia da Covid-19. A pesquisa on-line abrangeu 22 estados e ouviu 499 pessoas.


Fonte: Bahia.Ba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA