Licínio de Almeida é a única cidade baiana com apenas um candidato nas eleições 2020


A cidade de Licínio de Almeida, no centro-sul da Bahia, terá apenas um candidato a prefeito nas eleições 2020. O dado é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o caso é único no estado. No Brasil, outros 116 municípios registraram apenas um candidato postulando o Executivo local. 

Em Licínio de Almeida, o atual prefeito, Dr. Fred (PC do B) tentará a reeleição pela coligação “Um novo tempo continua”, parceria com o PSD.

Conforme a Lei das Eleições, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um para ser eleito - votos brancos e nulos não contam como válidos.

No caso de municípios com apenas um concorrente, basta um único voto válido para que o candidato seja eleito. Ou seja: Dr. Fred só precisa do próprio voto para assegurar mais quatro anos de mandato.

Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios demonstrou que a maior concentração de candidaturas únicas ocorre no Rio Grande do Sul, onde 34 cidades tem apenas um candidato. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 20 municípios na mesma situação, e o Paraná, com 17.

Fonte: Metro 1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem