Mais de 480 mil tubarões podem morrer durante produção de vacinas contra a Covid-19


Pelo menos 489.702 tubarões podem morrer devido à extração de uma substância para fabricar vacinas contra a Covid-19. Na pior estimativa da ONG conservacionista americana Shark Allies, esse número pode chegar a 536.412.

De acordo com reportagem do SBT, a substância é chamada de esqualeno. Cinco dos 176 imunizantes que estão sendo testados contra o novo coronavírus se utilizam dela para aumentar a eficácia. 

O esqualeno é retirado do fígado de tubarões, mas também pode ser encontrado no azeite, cana-de-açúcar, fermento, bactérias e algas. O que pesa na utilização dos animais é a velocidade de extração, e isso causa a morte de 2,7 a 3 milhões de tubarões por ano.

A Shark Allies afirmou, em abaixo-assinado online, que a intenção do protesto não é retardar a produção da vacina contra a Covid-19, mas sim reafirmar que existem outros meios para se obter o esqualeno. A empresa de biotecnologia Amyris, que extrai a substância da cana-de-açúcar, por exemplo, teria afirmado que consegue obter o suficiente da substância para produzir 1 bilhão de imunizantes em um mês ou menos.

"Com bilhões de doses necessárias por ano, nas próximas décadas, é fundamental que não dependamos de recursos de animais selvagens", afirma a diretora executiva da Shark Allies, Stefanie Brendl.

De acordo com reportagem do SBT

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

GOVBA

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA