Jacobinense é destaque em São Paulo


O munícipe de Jacobina (BA) Sebastiao Fernandes , o Mestre Sebastião, está sendo referência de estudos no Caderno Trilhas de Aprendizagens, material didático da Prefeitura do Município de São Paulo, gerado no contexto da pandemia que aflige o mundo.

O material é uma sequência de livros didáticos que explora a Cultura Popular no Ensino Fundamental que abrange do 1° ao 9° ano. No 5° ano o Mestre é estudado e tem fotografia de suas construções sertanejas produzidas na cidade de Jacobina nas proximidades de Cachoeira Grande

Gentilmente Mestre Tião cedeu imagens de parte de sua produção em arquitetura vernacular, arquitetura da terra e sertaneja. O Mestre estudado pelo arquiteto Marco Aurélio Ribeiro, com obras em todo o estado da Bahia e São Paulo, teve muito a contribuir com sua técnica ancestral das feituras de tijolos, produção de coberturas, revestimentos e todo o arcabouço de técnicas construtivas deste ilustre artífice.

Dentro deste processo de pesquisa observamos que toda a região do Semi Árido nordestino e Região de Chapada é muito bem representado. Mestre Tião de origem humilde, muitas vezes ainda não sabedor de sua importância, teve sua obra veiculada na escala de milhões através do alcance do material didático. Dentro deste processo houve um real interesse em sua participação em de conteúdo formativo para professores da cidade de São Paulo.

Construção em taipa de mão, objeto de interesse da sequência didática. Imagem cedida pelo arquiteto Marco Aurélio Ribeiro. Obra de Mestre Tião.

Página do livro didático com ilustração do Mestre Sebastiao que abre o livro de Arte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem