Vacina chinesa chega ao Brasil para testes contra Covid-19


Chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (20) a vacina chinesa contra a Covid-19 que será testada pelo Instituto Butantan. Produzido pela empresa Sinovac Biotech, o imunizante é a segunda fórmula a ser testada oficialmente no país, junto à criada pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido.

A vacina foi enviada ao Brasil em carregamento trazido por um voo de Frankfurt, na Alemanha, que aterrissou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Segundo o G1, as vacinas devem chegar ao Butantan ainda nesta segunda-feira. Na primeira etapa de testes, já autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), serão vacinados profissionais de saúde de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Os testes devem envolver 9 mil voluntários. 

O anúncio da parceria do governo de SP com o laboratório chinês foi feito pelo governador João Doria em 11 de junho. A vacina foi criada a partir de cepas inativas do coronavírus Sars-CoV-2.

As etapas anteriores, que envolveram testes em animais e também em seres humanos, ocorreram na China. Agora, a testagem precisa ser feita em populações mais expostas ao vírus, caso do Brasil. Os testes serão feitos voluntariamente em profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate ao vírus e, por isso, estão mais expostos a ele. 

Cada um vai receber duas doses da vacina ou de um placebo. A aplicação do placebo é importante para comparar com os resultados do grupo que recebeu a substância verdadeira. Está vetada a participação de quem tenha doenças que comprometam o sistema imunológico, de grávidas e de quem esteja planejando engravidar.

Fonte: Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA