UPA da Cidade Baixa terá plantão psiquiátrico; unidade abre neste sábado


A Prefeitura de Salvador inaugurou na manhã desta sexta-feira (26) o que o prefeito ACM Neto (DEM) chamou de "segunda obra mais importante" da sua gestão. Se trata da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, a décima da capital baiana. Situada em frente às Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma, a UPA 24 horas deve atender mais de 10 mil pessoas por mês.

De acordo com o gestor municipal, uma novidade é que ela terá um médico psiquiatra plantonista. "Nós sabemos que existem os casos psiquiátricos que precisam de um atendimento especial", frisa Neto.

Ao todo, serão 191 profissionais, sendo 70 médicos plantonistas das áreas clínica, pediatria, ortopedia e psiquiátrica. Além disso, o corpo funcional conta com diretor médico, técnicos de enfermagem, radiologistas, farmacêuticos e outros colaboradores.


Quanto à estrutura física, a unidade terá 26 leitos de observação, sendo sete femininos, sete masculinos, cinco infantis, três de isolamento e quatro "salas vermelhas", com respiradores, para receber pacientes em estado mais grave. De acordo com o prefeito, isso custará cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos por ano, mais ou menos o mesmo custo da obra.

Outras novidades da UPA são o atendimento domiciliar, que será realizado por uma equipe de médicos generalistas, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, e uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à disposição. "Vai prestar toda assistência a essa região, acelerando ainda mais as respostas às demandas que exigem deslocamento", ressalta o prefeito na coletiva de inauguração. O atendimento em casa será dado aos pacientes em condição de deixar a unidade de saúde, mas ainda com necessidade de monitoramento até ter alta segura.

Fonte: Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem