Governo prepara testagem de Coronavírus em estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais em Ipiaú, Uruçuca e Itajuípe



O governo da Bahia inicia uma nova etapa de ações para a prevenção e combate ao Coronavírus no Estado com a testagem de 4.667 estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais nos municípios de Ipiaú, Uruçuca e Itajuípe. Toda a logística para a aplicação dos testes começou a ser definida no sábado (20), com reuniões de alinhamento das equipes envolvidas. A ação será executada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SEC) e prefeituras, por meio das secretarias Municipais de Saúde.

Os testes serão realizados de quinta-feira (25) a terça-feira (30), das 8h às 19h, com exceção do sábado (27), que será das 8h às 13h. No domingo (28) será realizada a busca ativa em comunidades rurais, a exemplo do Córrego de Pedras, em Ipiaú. As aplicações serão nas seguintes unidades de ensino da rede estadual: Colégio Estadual de Ipiaú, Complexo Integrado de Educação, além do Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (CAPI), em Ipiaú; no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro; em Uruçuca; e no Colégio Estadual de Serra Grande, em Serra Grande. Em Itajuípe, a testagem será nos Colégios Polivalente e Estadual Luiz Viana Filho. 

Os estudantes serão organizados por ordem alfabética e notificados pela escola para se apresentarem por turnos, evitando, assim, aglomeração. Também serão seguidos os protocolos de segurança, como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os aplicadores dos testes, além de máscara e álcool em gel para a utilização dos estudantes, professores e funcionários.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da iniciativa. "Esta é mais uma ação que demostra a preocupação do governador Rui Costa com a saúde dos baianos. Vamos começar um processo de conhecimento da real situação de infecção dos estudantes, professores e funcionários das escolas da rede estadual fazendo o teste, inicialmente, nestes três municípios. Neste momento, é uma amostragem para podermos compreender a situação, mas a ideia é expandirmos a ação para outros municípios", disse, ao destacar o engajamento dos gestores escolares, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), dos agentes de Saúde do Estado e das prefeituras municipais, além do apoio da Polícia Militar e dos meios e dos profissionais da Comunicação.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explicou a escolha destes três municípios. "Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca registram, pelo menos, 1% da população contaminada pelo Coronavírus e, por isso, iniciamos a testagem por essas localidades. Isto possibilita elaborar um plano mais assertivo de retomada das aulas", afirmou.

A prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça, falou sobre o impacto da testagem para a saúde coletiva. "Mais uma vez, o Governo do Estado apoia o município ao disponibilizar a testagem. Esta ação é de extrema importância para o município, porque com esses dados poderemos atuar, ainda mais, com celeridade e tomar novas medidas, para juntos construirmos o plano de retomada das aulas", disse.

Fonte: BNews

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA