Eclipse lunar penumbral: saiba como acompanhar fenômeno que acontece hoje



Nesta sexta-feira (5), habitantes de várias partes do mundo poderão acompanhar um fenômeno especial, chamado de eclipse lunar penumbral.  É quando o sol, a Terra e a lua ficam posicionados nessa ordem, porém não totalmente alinhados, causando uma penumbra na lua e a deixando com uma coloração diferente.

No eclipse lunar penumbral, ao contrário de um eclipse total ou parcial, uma parte da luz do sol é impedida de chegar à Lua, que está “escondida” nas bordas da sombra mais “fraca” da Terra, chamada de “zona de penumbra”. Esse tipo de fenômeno, como qualquer outro eclipse, só acontece na fase da lua cheia.

No Brasil, quando a lua cheia surgir no céu, o eclipse já estará em andamento. O processo todo deve terminar às 18h04 (horário local), de acordo com informações do site Space. O ápice está previsto para às 16h26, quando haverá o sombreamento da lua. Por isso, pode não ser possível visualizar a olho nu o fenômeno na maior parte das regiões brasileiras.

Na internet, é possível, neste link, acompanhar um mapa interativo com informações detalhadas e se o eclipse estará visível em sua cidade. Em Itabira, por exemplo, a previsão é de que o fenômeno possa ser visto a partir das 17h25, mas apenas em pontos mais altos da cidade e onde haja vista livre para o céu.

O mais legal do fenômeno, no entanto, é que durante o processo a lua pode aparecer com uma cor diferente, um pouco fumê. Para quem não conseguir ver a olho nu, é possível acompanhá-lo online por meio da webtv do projeto europeu Telescópio Virtual 2.0. A transmissão acontece a partir das 16h (horário de Brasília), direto de Roma, na Itália.

Fonte: Salvador Notícia 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem