Posse do novo Arcebispo de Salvador será restrito e terá transmissão pela internet


A posse do Cardeal Sérgio da Rocha como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil será restrita a um pequeno grupo de pessoa, por causa da Covid-19. Segundo a Arquidiocese da capital baiana, entretanto, a cerimônia, marcada para 5 de junho, será transmitida pela internet.

Em nota, Dom Murilo Krieger, a quem o Cardeal Sérgio da Rocha substituirá, diz que a posse será realizada às 19h, na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor.

Para evitar aglomerações, apenas um grupo restrito de pessoas poderá participar da cerimônia, entre elas membros do Colégio de consultores, a quem, pela legislação canônica, o novo Arcebispo deverá apresentar a Bula papal com sua nomeação.

Os fiéis poderão acompanhar a cerimônia pelos canais da Arquidiocese no You Tube, Facebook e Istagram.

O catarinense Dom Murilo Krieger, de 76 anos, foi arcebispo de Salvador por 9 anos, desde 2011. Ele já havia encaminhado, em 2018, a carta de renúncia do cargo para o papa Francisco.

Dom Murilo recebeu o título de cidadão baiano em 2017 e em 2019 esteve à frente das celebraçoes eucaristicas referentes a Santa Dulce dos Pobres, a primeira do Brasil.

O arcebispo participou da cerimônia de canonização da santa no Vaticano, presidiu a primeira missa dedicada a Santa Dulce, em Roma, e ainda participou da primeira celebração no Brasil á santa, realizada em Salvador.

Em dezembro de 2019,Dom Murilo celebrou 50 anos de sacerdócio com missa na Catedral Basílica de Salvador.

De acordo com a Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo deve voltar para a congregação dele, em Santa Catarina.

Novo Arcebispo

O cardeal Sérgio da Rocha era Arcebispo Metropolitano de Brasília. O paulista, nasceu em 21 de outubro de 1959 em Dobrada, Diocese de Jaboticabal.

Ele concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos e os de Teologia no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em seguida, obteve um Licenciado em Teologia Moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo e um Doutorado na mesma disciplina na Academia Alfonsiana em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 1984, quando entrou na diocese de São Carlos, na qual exerceu diversos ministérios. Além disso, foi professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Em 13 de junho de 2001, foi eleito Bispo titular de Alba e Auxiliar de Fortaleza. Em 31 de janeiro de 2007, foi nomeado arcebispo coadjutor de Teresina e tornou-se arcebispo metropolitano em 3 de setembro de 2008. Em 15 de junho de 2011 foi transferido como arcebispo metropolitano de Brasília.

No Conselho Episcopal da América Latina (CELAM), cardeal Sérgio da Rocha foi Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios.

Ele é membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Fonte: G1 Bahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem