Filha de Silvio Santos reduz salários sem avisar e provoca revolta no SBT


Bastou apenas uma decisão de Renata Abravanel como presidente do Grupo Silvio Santos para que os funcionários do SBT sentissem saudades da antiga gestão da empresa. Para manter a saúde operacional dos demais negócios da holding, ela decidiu cortar 25% do salário de todos os funcionários da emissora.

A filha caçula do dono do Baú fez uso da Medida Provisória 936, que permite aos empregadores reduzirem rendimentos de colaboradores em virtude da pandemia do novo coronavírus.

O SBT não foi a primeira emissora a adotar a medida de contenção de custos, mas foi a que mais cortou.

Enquanto outros veículos fizeram cortes apenas em determinados setores, a emissora de Silvio Santos não poupou absolutamente ninguém.

Ela está no seu direito, é claro. Mas a forma que o canal decidiu anunciar as medidas de austeridade deixou muita gente assustada.

A Coluna do Leo Dias apurou que na calada da noite de quarta-feira, dia 13, gerentes e diretores dos mais diversos setores foram convocados para assinar o acordo trabalhista. Não houve nenhum tipo de comunicação prévia, e, de quebra, os cortes já serão válidos para os pagamentos de maio.

A decisão do corte se espalhou como pólvora pela sede da emissora no dia seguinte. Incrédulos, colaboradores aguardaram apreensivos durante toda a quinta (14) para saber se também tinham sido alvos da medida. E foram. Mas, ao contrário da diretoria, seus salários só serão reduzidos a partir de junho.

Nos bastidores da emissora, a sensação é de revolta e impotência. O SBT foi a rede de televisão menos impactada pelo caos do mercado publicitário, e continuaria com margem de lucro mesmo com a manutenção dos vencimentos habituais dos funcionários.

A emissora, por sinal, conseguiu a proeza de celebrar um contrato milionário em plena pandemia do Covid-19. Há algumas semanas, os cofres do canal foram agraciados com uma substancial verba da JBS, dona de marcas como Friboi e Seara.

A gigante do setor alimentício comprou meia hora das manhãs de domingo para veicular o programa Duelo de Mães, comandado por Ticiana Villas Boas, mulher de Joesley Batista, o dono da companhia. Além disso, um pacote de anúncios em diversas atrações também foi comercializado.

Além disso, a programação do SBT é de baixo custo. O maior investimento da emissora em 2020 foi a compra dos direitos da WWE, torneio de luta livre que Silvio Santos se apaixonou durante suas últimas férias em Orlando — e que tem dado resultados paupérrimos de audiência e faturamento desde que estreou, em abril.

De segunda a sexta, os únicos conteúdos da programação que seguem em produção durante a pandemia são dois telejornais (Primeiro Impacto e SBT Brasil), um caça-níquel da holding (Cupom Premiado) e o Tritutando, que é a diversão de Silvio Santos durante a quarentena.

Os funcionários da emissora sempre adoraram criticar Silvio Santos por conta de suas decisões impulsivas, mas jamais reclamaram de suas medidas como administrador da empresa. Enquanto esteve na linha de frente, chegou a comprar brigas homéricas com seus diretores para preservar seus colaboradores.

Há alguns anos, por exemplo, diretores tentaram convencer o empresário a reduzir o plano de saúde dos funcionários para ter internações apenas em enfermarias, mantendo o benefício de quartos particulares apenas para diretores.

Silvio até deu sinal verde para a redução, desde que os executivos também fossem agraciados com o downgrade. Misteriosamente, a ideia foi subitamente esquecida e todos os colaboradores permanecem até hoje com direito aos quartos.

Na manhã desta sexta-feira (15), alguns veículos chegaram a ventilar a hipótese de que Renata Abravanel ainda não havia assumido a presidência do Grupo Silvio Santos. A Coluna do Leo Dias, porém, ouviu diversas fontes do alto comando da empresa e sabe que, de fato, a caçula de Silvio Santos assumiu o cargo. Apenas não houve alarde, em decorrência justamente da crise mundial provocada pelo coronavírus.

Até agora, apenas a TV Globo permanece incólume ao caos do coronavírus. A Record, que disputa a segunda colocação com o SBT e tem custos operacionais bem mais elevados, apenas cortou os rendimentos de profissionais de vídeo com ganhos elevados e que estão afastados.

A Band, quarta colocada no Ibope, fez cortes pontuais, mas preservou o Jornalismo, avaliado como indispensável durante a pandemia. No setor, apenas os diretores Fernando Mitre e Rodolfo Schneider tiveram redução salarial. Na RedeTV!, todos os profissionais tiveram ganhos e jornada reduzidos proporcionalmente.

Procurado pela Coluna do Leo Dias, o SBT se limitou a afirmar que não comenta sobre assuntos internos.

Fonte: Uol

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem