Sistema de saúde do Rio de Janeiro está perto do colapso, alerta Ministério Público



Uma ação civíl conjunta entre O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Defensoria Pública do Estado alerta para a situação do sistema de saúde do Rio de Janeiro. Segundo as instituições, a ocupação dos leitos de UTI na cidade chegam a 93,3 da capacidade.

No documento, as altarquias pedem a liberação de novos 155 leitos de tratamento intensivo para pacientes do coronavírus.

Os números foram levantados com base em dados do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), sistema online que o Ministério da Saúde põe à disposição de Estados e municípios para gerenciamento e operação das centrais de regulação.

O pedido foi encaminhado à justiça do Rio, além do estado e município. Hospitais de campanha são previstos a serem inaugurados no dia 30. Há ainda leitos bloqueados, ou sendo utilizados para outros fins.

Segundo a secretaria estadual da Saúde, a taxa de ocupação nas unidades da rede estadual é de 60% em leitos de enfermaria e 74% em leitos de UTI. Outros 2 mil leitos serão inaugurados em hospitais de campanha.

Já a prefeitura afirmma que foram abertos 313 leitos exclusivos para atendimento a pacientes do Covid-19, sendo 109 de UTI. Outros 500 leitos estão sendo abertos no hospital de campanha.

Fonte: Varela Noticias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA