Profissionais da área de eventos sofrem em meio a pandemia e buscam auxílio



Por conta da pandemia do novo coronavírus, todos os eventos foram cancelados a fim de evitar aglomerações de pessoas. Como consequência, os profissionais da área de eventos vêm sofrendo com a falta de trabalho e com isso alguns começaram a se mobilizar e cobrar auxílio das autoridades.

Com o fechamento dos estabelecimentos durante a pandemia, os trabalhadores informais não têm como se manter já que vivem deste ganho diário. Já os trabalhadores que estão no regime CLT, recebem não somente o seu salário, mas também os 10% que normalmente é dividido por toda uma equipe.

A equipe do Varela Notícias entrou em contato com Carlos Alberto, gerente de bares e restaurantes de eventos, que tem a ideía de criar uma associação para que possam cobrar de uma forma mais efetiva este auxílio.

“Diante da situação que nos encontramos, começamos a criar grupos para mobilização da classe e criar a nossa associação. Desta forma podemos cobrar das autoridades um auxilio para a categoria, já que boa parte dos profissionais não estão regsitrados em regime CLT e são trabalhadores informais que atuam como freelance em diversos eventos”, disse Carlos Alberto, gerente de bares e restaurantes de eventos.

Numa operação de um evento são envolvidas diversos profissionais como cozinheiro, chefe de cozinha, gerente, metre, auxiliar de bar, barmen garçon, cumim e caixa.

“A primeira idéia seria buscar diante as autoridades um auxilio com cesta básica. Alguns ainda estão aguardando o auxilio de R$600 doado pelo Governo Federal. Mesmo com a paralisação dos eventos, os profissionais não deixam de comer, tem os filhos dessas familias e por isso esta luta”, afirmou Carlos Alberto.

Só em Salvador são estimados mais de 40 mil profissionais da área de eventos. Para ser feita a criação desta associação é necessário ter um estatuto, diretores, além de ser registrada em cartório para ter representação.

Os profissionais que trabalham na área de eventos, não estão apto a receber o auxilio da Prefeitura de Salvador, que começou a ser pago no último dia 6 de abril. O VN entrou em contato com a Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE) que informou que os trabalhadores habilitados a receberem o auxílio, são os licenciados e fiscalizados pela Prefeitura de Salvador, que são: ambulantes, baianas de acarajé, baleiros, catadores de materiais recicláveis, guardadores de carro.

O Senado aprovou na última quarta-feira(22), a ampliação das categorias de trabalhadores que podem receber o auxilio emergencial de R$ 600 do governo federal. Dentre os novos beneficiados estão os gerçons.

O gestor Benicio Santana, de 53 anos, que coderna a parte de limpeza e atendimento de eventos, pede o apoio do Prefeito de Salvador, ACM Neto, e ao Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, para que a área de alimentos e bebidas também seja lembrada.

Fonte: Varela Noticias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA