INSS: Aposentados e pensionistas recebem 1ª parcela do 13º nesta sexta


Começa a ser pago a partir desta sexta-feira (24) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costumava ocorrer em julho, foi antecipado neste ano como uma medida para reduzir o impacto da pandemia do novo coronavírus no país. 

A medida que começa hoje é válida para aqueles que recebem 1 salário mínimo e segue até o dia 8 de maio, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Já quem possui a renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre 4 e 8 de maio, conforme a Tabela de Pagamento 2020. 

A segunda parcela do benefício será paga entre 25 de maio e 5 de junho. 

Também em virtude do cumprimento de quarentena e em respeito ao isolamento social, o governo interrompeu o atendimento presencial no INSS e suspendeu a necessidade de prova de vida para recebimento dos benefícios. As agências estão fechadas até o dia 30 de abril, com possibilidade de prorrogação do prazo a depender do curso da pandemia de coronavírus no país.

O órgão orienta que todos os serviços prestados presencialmente, relativos a aposentadoria, pensões por morte ou auxílio-doença, sejam feitos pelo aplicativo Meu INSS, pelo portal gov.br do governo federal ou pela central de atendimento telefônica 135.

Fonte: BNews

Confira calendário: 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem