Artistas cobram ações de secretária da Cultura para conter crise no setor: “Acorda, Regina!”


A secretária especial da Cultura, Regina Duarte, é questionada em vídeo, divulgado na última sexta-feira (17), por cerca de 20 artistas sobre ações práticas para enfrentar a crise do setor, agravada pela causa da pandemia do novo coronavírus.

Entre as cobranças, está a liberação do Fundo Nacional da Cultura (FNC), principal mecanismo governamental de apoio direto a projetos artísticos do país.

Promovida pelos grupos Artigo 5º e ATAC (Articulação de Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade), a gravação conta com a participação de nomes como o ator Renato Borghi, os diretores Elias Andreato e Ruy Cortez, e o jornalista Celso Curi.

“Cadê Regina? Cadê Regina Duarte? Acorda, Regina! Cadê o Fundo Nacional da Cultura? Alguém por aí viu a Regina? Ninguém sabe, ninguém, viu!”, repetem os artistas durante o vídeo, que em determinados momentos tem a marcha fúnebre como trilha sonora.

Ao final do vídeo o grupo idealizador questiona o que a secretária está esperando para agir.
“No mundo todo a cultura é responsável por 6% da economia, gerando cerca de 30 milhões de empregos por ano. Em função do isolamento, os artistas também ficaram sem fontes de renda para sustentar suas famílias e precisam urgentemente de apoio do governo. Verba para isso existe. 

Queremos saber da secretária especial da Cultura, Regina Duarte, o que ela está esperando para agir”, disse.
Fonte: Varela Noticias
Confira o vídeo abaixo:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA