Solidariedade da Sorte


Está em fase de testes na Unicamp um novo teste rápido para Covid-19, com capacidade de confirmar a infecção pelo novo coronavírus em cinco minutos. A previsão é que os novos testes estejam disponíveis em maio e com um custo 50% mais barato do que os atuais, todos importados. Além da Unicamp, participam pesquisadores da USP, inclusive cientistas que participaram do sequenciamento genético do novo patógeno.

De acordo com o professor Rodrigo Ramos Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (SP), uma espécie de “impressão digital” do novo vírus foi o que permitiu a criação do novo teste. "A gente pode chamar isso de impressão digital, e esse desenho tem uma impressão digital clara das moléculas que existem na doença com relação ao Covid-19, e isso que a gente detecta e determina como sendo Covid-19", explicou ao G1.

A nova testagem também deve permitir identificar outros biomarcadores, como do H1N1, o que facilitaria o diagnóstico para tratamento médico. Os pesquisadores apontam que o novo teste deve custar cerca de R$ 40, metade do valor do produto existente no mercado. Além da finalização da fase experimental, falta uma aprovação do Comitê de Ética para que possam ser feitos testes com humanos.

Fonte: Bahia Noticias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

GOV EDUCA

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA