Coronavírus: Resultado de exame em brasileiros que vieram de Wuhan da negativo - AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Destaque

Coronavírus: Resultado de exame em brasileiros que vieram de Wuhan da negativo


O resultado de 34 brasileiros que estavam em Wuhan, na China, epicentro da epidemia do novo coronavírus, deram negativo para uma possível infecção.

Além deles, o Ministério da Saúde também coletou amostras respiratórias de 24 tripulantes e médicos que participaram da operação montada para trazer o grupo de volta ao Brasil.

Na última segunda-feira (10), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o governo avaliava a possibilidade de enviar tripulantes e parte da equipe médica para quarentena domiciliar.

A medida ocorre devido à análise de que a equipe ficou poucas horas em área de risco e fez uso de equipamentos de proteção durante a viagem, como óculos, luvas, máscaras e roupas impermeáveis, o que dificultaria o contato com o vírus. Com isso, o grupo poderia ser liberado.

“Esse exame foi específico para o novo coronavírus. Por precaução, decidimos testar todo mundo e mantê-los em quarentena, mas todas as pessoas [que atuaram na operação] usaram EPIs [equipamentos de proteção individual]. O Ministério da Defesa vai avaliar as próximas etapas”, disse o diretor do departamento de doenças transmissíveis do ministério, Julio Croda. 

Outros 33 casos que já foram considerados suspeitos foram descartados após exames. A maioria tem apontado para infecções por diferentes tipos de vírus da gripe, em especial o influenza B.

Fonte: Varela Noticias

Páginas