A solução definitiva para aprovar o ENEM

Curso Pré-vestibular de Jacobina revela o segredo que fez centenas de pessoas passarem no vestibular em Universidades Públicas.

O gestor Murilo Silvestre nos conta quais os segredos que eles aplicam.

Segundo o Engenheiro, professor e empresário, o modelo de estudo no Brasil pode estar um pouco equivocado,  o qual as pessoas são ensinadas a memorizar informações para um curto período de tempo, o que faz elas ficarem girando sem evoluir no conhecimento.

Os alunos estão acostumados a frequentarem as aulas, mas não estudam em casa, estudam apenas nos períodos de prova, depois de passarem dias vendo um assunto, eles apenas param para estudar um dia antes da prova ou até no mesmo dia. Esse ciclo vicioso faz com que o estudante nunca grave uma informação ou conhecimento a longo prazo, pelo contrário vemos alunos desesperados para realizarem a prova ou o teste o mais rápido possível caso contrário esquecerão tudo.

Entender como funciona o processo de aprendizagem no ramo neuronal é muito importante, temos uma região do cérebro chamado sistema límbico onde ficam gravadas as informações que vemos no dia a dia. É o lugar onde se forma e armazena nossa memória. O que muitos não sabem é que esse sistema está programado para esquecer mais que armazenar. Para que a informação fique gravada e a memória se consolide para sempre, é necessário que ela seja transferida do Sistema Límbico para o Neocortex, em uma região chamada Hipocampo. Um professor que foi muito famoso, Professor Pierluigi Piazzi compara o Sistema Límbico com a memória RAM do computador e o Neocortex com o HD ou seja o HD as informações ficam gravadas pra "sempre", na memória RAM só enquanto o computador está ligado.

Existem muitas maneiras ou estratégias para ajudar que algo fique “gravado" no Neocortex ou no HD cerebral. 
Momentos que envolvem muita emoção por exemplo as vezes são inesquecíveis, mas podemos "forçar" nosso cerébro a fazer o processo de transferência. Basicamente você tem que deixar claro para que aquela informação que você está estudando é muito importante e uma das maneiras simples é repetir o mesmo conteúdo em diferentes partes do dia no mesmo dia. Por exemplo, assistiu aula de manhã sobre um determinado tema, este mesmo tema deve ser estudado a tarde e se possível ser lido a noite, assim o mesmo tema estará sendo analisado em diferentes partes do dia e isso reforçará a importância no cerébro e possivelmente durante o sono, seu cerébro julgará aquilo importante e transferirá essa informação para o Neocortex, o que o tornará muito dificil de esquecer.

Resumindo toda aula assistida deve ser estudada no mesmo dia, note que existe uma grande diferença entre assistir aula e estudar, e isso é outra coisa que confunde a mente do estudante brasileiro. Estudar é atividade solitária e ativa, estudar tem que escrever e analisar. Assistir aula é uma atividade coletiva e passiva, você apenas assimila informações, entende na aula e aprende em casa. 
Essa é uma das filosofias que aplicamos no Exato, que vem ano a ano contribuindo para a evolução da educação em Jacobina e colocando jacobinenses nas melhores faculdades do Brasil.

EAD Unicesumar Jacobina/BA.
Rua Senador Pedro Lago, 61, centro.
Telefone: 74 9118 2666

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA